sexta-feira, fevereiro 20, 2009

BEIJÓS E O CARNAVAL ...


CARNAVAL DE OUTROS TEMPOS EM BEIJÓS


O Carnaval noutros tempos em Beijós foi sempre muito divertido. As pessoas vestiam-se a rigor com fatos especiais. Alguns homens/rapazes vestiam trajes de mulher.  Normalmente as senhoras ou as raparigas usavam saias compridas, até aos tornozelos e colocavam lenços com cores vivas na cabeça ou pelos ombros/costas. Nessa altura elas sabiam dar o seu retoque de baton nos lábios e um pouco de base avermelhada nas maçãs do rosto. 

Algumas pessoas, mais os homens ou os rapazes,  mascaravam-se, para não serem reconhecidos e, assim, poderem expandir as suas habilidades e fantasiar ilusões sem que, do resto da população, merecesse alguma censura.
 

Formavam-se grandes danças de "roda a cantar", em que toda a gente participava. Velhos e novos todos se deixavam envolver pela folia da época  e procuravam manter viva a tradição. 
Essas danças de roda que se formavam, principalmente,  no Vale da Loba (ao Calhau), e no Largo do Areal, em frente ao estabelecimento de Álvaro Peixeira Mendes. 


Era habitual ouvirem-se cantar:
________________________


"Anda lá para diante, 
Que eu atrás de ti não vou, 
Não me pede o coração 
Amar a quem me deixou."
_________________________

" Lá vão fitas lá vão laços, 
Lá vão os homens ao meio, 
Lá vão fitas lá vão laços, 
Lá vão os homens ao meio,
Nos braços do meu amor
Agora é que me maneio, 
Agora é que me maneio, 
Maneio, maneio bem, 
Nos braços do meu amor
Brinco eu como ninguém."
(...)
 
»» E tantas outras cantigas que estamos empenhados em recolher, para, oportunamente, divulgar. 

___________________


Porém, com o decorrer dos tempos, tudo isso se alterou com o aparecimento das aparelhagens sonoras, e as gravações das músicas do folclore Português que iam difundindo. 
Com a criação da Orquestra Recreativa "OS CENTRAIS DE BEIJÓS", no ano de 1959, tudo de alterou.
À semelhança com o Carnaval de Cabanas de Viriato, Beijós também formou a dança dos cus. Essa contradança, com uma valsa criada pelo então Mestre Jacinto, tocada pela Nossa Orquestra, trazia muita gente às Ruas da nossa Aldeia, para se divertirem, dançando ao ritmo da valsa. 
Como já o dissemos, foram tempos muito bons, em que Beijós se abriu mais ao Mundo e, principalmente, às populações das Aldeias vizinhas. O Povo tornou-se mais comunicativo e passou a conviver melhor com todos.  
_______________________________

Os festejos carnavalescos em Cabanas de Viriato, com a singular dança dos cus, continuam a atrair muita gente de todo o País. 

Os seus programas carnavalescos são sempre organizados por forma a conseguirem abranger todas as idades. 
No Domingo Gordo, último Domingo antes do dia de Carnaval, organizam as festas das crianças das Escolas de todas as freguesias do concelho de Carregal do Sal. Este Desfile é sempre muito bem conseguido, perante a alegria e euforia dos mais  novos. 
Esperamos que, no ano de 2009, tudo seja igual ou melhor do que os anos anteriores. 
S. Pedro ditará um pouco estas folias, de acordo com o tempo que nos mandar. 
________________________


UM TRAJE MUITO ESPECIAL DE CARNAVAL 


Falámos de Beijós e de Cabanas de Viriato, no Distrito de Viseu, mas há festas e desfiles um pouco por todo o País. 

Logo pela manhã, quando o nosso Querido Amigo Willoughby se propunha fazer a sua caminhada, na Quinta das Águas Livres, em Belas, ao chegar ao "Café com Leite",  foi surpreendido pela Princesa Diana, a quem pediu para posar para a fotografia.

 

Sem ver nisso qualquer maldade, apesar da animada cavaqueira, diga-se algo picante, com um grupo das suas admiradoras, ela não hesitou e, com toda a disponibilidade, colocou-se em local onde pudesse ser fotografada, sem grandes aparatos de pessoas ou de obstáculos. 
A Princesa que nos perdoe a frontalidade, mas temos que dizer o que nos vai na alma. Ela estava mesmo muito bonita. O seu belo fato despertava a atenção de qualquer Homem, naquela figura elegante, bonita e deveras arranjada.  
Não sabemos quem é, mas ela também se não mostrou preocupada em passar nesta página, quando nos disse:  "- não faz mal porque ninguém me conhece".  
Foi ela que nos despertou maior entusiasmo em falar do Carnaval Português. O Nosso sincero agradecimento, por nos ter inspirado.
Bem-Haja. 
Vamos procurar deixar cópia da mensagem no Café do Nosso Querido Amigo Jorge, onde, pelo menos as amigas, poderão recordá-la.  

_____________________________


CARNAVAL DAS ESCOLAS EM BELAS



Porém, aquela Princesa também nos despertou para o desfile da Escola da Quinta da Fonteireira, na Vila de Belas, concelho de Sintra. 
Apesar de termos chegado atrasados, ainda conseguimos recolher imagens do encerramento do desfile daquela Escola, que percorreu as principais artérias da Vila. 
Apresentamos 65 fotografias que, melhor que as palavras, conseguem ilustrar quanta dedicação dos Pais e de todo o Grupo Docente daquele Estabelecimento de Ensino. 
Conseguiram colocar na Rua todas as crianças vestidas a rigor. 
Isto anima, porque as Escolas, actualmente, promovem estas iniciativas que, além de facilitarem a integração da juventude na Sociedade, mantêm vivas as tradições.
Temos que deixar os nossos mais sinceros parabéns a todos quantos se empenharam na organização deste evento e também a todos aqueles que colaboraram na realização do desfile e contribuíram para que ele decorresse sem incidentes. 


(Clik na Foto)

2 comentários:

  1. Muito engraçada a reportagem.Foi pena a Junta de Freguesia não ter proporcionado uma Banda a acompanhar.
    Bélita

    ResponderEliminar
  2. Belo trabalho...
    Muito bom haver quem nos recorde alguns tempos de outrora.
    Parabéns pela reportagem e pela viagem de Beijós até Belas - Sintra.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.