segunda-feira, junho 01, 2009

BEIJÓS E O HOMEM DO LEME






O MOSTRENGO


O Mostrengo que está no fundo do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes, 
Voou três vezes a chiar, 
E disse: « Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo, 
Meus tectos negros do fim do mundo?»
E o Homem do leme disse,  tremendo: 
«El-rei D. João Segundo!»


« De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?»
Disse o Mostrengo e rodou três vezes, 
Três vezes rodou imundo e grosso. 
«Quem vem poder o que só eu posso, 
Que moro onde nunca me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?»
E o homem do leme tremeu, e disse:
«El-rei D. João Segundo!»


Três vezes do leme as mãos ergueu, 
Três vezes ao leme as reprendeu, 
E disse no fim de tremer três vezes: 
« Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo, 
Manda a vontade, que me ata ao leme, 
«De El-rei D. João Segundo!»
______________
By > Fernando Pessoa «in Mensagem»


******
Aqui podemos recordar aquilo que aprendemos ou melhorar os nossos conhecimentos. 

6 comentários:

  1. MAS QUANTA SENSIBILIDADE, PESQUISA, PERSISTÊNCIA,E PARTILHA DA RIQUEZA OBTIDA, PODEMOS RECEBER!
    QUEM CONHEÇA A ESTÁTUA, E LEIA ESTE BELO TRABALHO,PODERÁ IMAGINAR-SE NA ÉPOCA,NAVEGANDO NAS TORMENTAS.
    CONTINUE, POIS A CONSULTA AO SEU BLOGGE,É SEMPRE PRECEDIDA DA EXPECTATIVA INQUIETANTE DO MUITO QUE HÁ POR DESCOBRIR, CULMINANDO NO PRAZER DE MAIS UMA CUIDADA REPORTAGEM.

    ResponderEliminar
  2. Bem-haja, por ter vindo!
    Por Beijós conseguimos ir a todo o lado. Percorremos o Mundo, ávidos de aprender e de divulgar!

    ResponderEliminar
  3. Ficamos ansiosamente à espera , quiçá a criança à espreita das prendas do Pai Natal.

    ResponderEliminar
  4. Kampenaer, é com imensa alegria com que recebemos a tua visita.
    Esperamos continuar a encontrar-nos neste caminho!
    Obrigado por ter aparecido!

    ResponderEliminar
  5. Vale a pena voltar!
    Poema maravilhoso.
    Terá sido na esplanada da Brasileira que o Fernando Pessoa se inspirou?
    Recordar é viver...

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.