quinta-feira, julho 02, 2009

BEIJÓS E AS FESTAS EM LOUVOR DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2009 - II

Dia 24 de Junho de 2009

Tudo deixava antever que a festa iria ser forte, conforme já tínhamos referido.

Os Mordomos muito se empenharam em preparar tudo ao pormenor.

Eles tudo fizeram para proporcionar o melhor ambiente aos seus concidadãos e aos forasteiros que, eventualmente, se deslocaram a Beijós.

Foi notório que entre eles terão acordado em se esmerarem para fazer brilhar Beijós neste dia.

Os seus objectivos foram realmente conseguidos!

Não sabemos bem o sacrifício que eles fizeram para esse efeito...

Estamos convictos de que eles não dormiram durante esses dias, mas, se descansaram algum tempo « foi de repelão », como ainda se diz na gíria Beijosense, que quer dizer "de fugida = só uns momentos".

Contudo, temos a certeza de que o sacrifício destes "quatro nossos amigos e dos seus familiares" valeu para a alegria e felicidade de umas centenas.

O melhor prémio que podiam ter recebido e ao qual se propuseram foi presenciarem que todos os seus conterrâneos se apresentavam de sorriso nos lábios, por verem que Beijós vivia realmente uma festa condigna.

Na Aldeia de "Beijós" viveu-se um ambiente de Festa rija, num são convívio entre todos os Beijosenses e também entre todos aqueles que quiseram honrar-nos com a sua visita.

»»» Daqui enviamos os nossos sinceros Parabéns aos Mordomos!

Que Deus os recompense pelo sacrifício que tiveram e pela forma singular como conseguiram coordenar todas as tarefas e também pela forma como, ordeiramente, convenceram os Beijosenses e as Beijosenses a enquadrar as duas alas na procissão!

Gostámos imenso.

Com as alegrias com que se realizaram estas festas, seguramente, que todos os Beijosenses conseguiram melhorar o seu estado de espírito e, consequentemente, lograram mais saúde!

As imagens da festa que aqui oferecemos ilustram bem e dizem muito mais do que as nossas palavras.

******

Temos conhecimento de que muitos Beijosenses espalhados pelo País não puderam estar presentes nesta festa por ser dia de semana.

Temos imensa pena que eles não tenham tido disponibilidade para aproveitar o convívio com os seus conterrâneos, na sua Aldeia.

Nos tempos que correm, perante as dificuldades da vida moderna, não se justifica que a festa tenha que ser realizada, necessáriamente, no próprio dia 24 de Junho.

Os Beijosenses terão que repensar melhor e passarem a celebrar a festa do seu padroeiro no fim de semana a seguir ao seu dia.

Haverá mais vantagens, porque há maior disponibilidade dos nossos conterrâneos que estão fora e das pessoas que têm que se deslocar, para a romaria.

As filarmónicas a contratar também terão mais facilidade em reunirem os seus membros para abrilhantar a festa.

Vamos pensar a sério nesta alteração, para bem de todos.

OS NOVOS MORDOMOS

Para o ano de 2010 haverá mais. Os sacrificados serão os Nossos conterrâneos:

> João António Pais Baptista;

> João Carlos Baptista;

> Valter Ramos Sousa;

> Paulo Jorge Bernardo.

Que não tomem a sua nomeação como um castigo. Ela revela o carinho e a confiança que os seus conterrâneos em si depositam, para, com a contribuição de todos, os representarem na organização da Maior festa da nossa Aldeia, como ficou demonstrado pelos aplausos que obteveram, aquando da revelação dos seus nomes no final das cerimónias.

Estamos convencidos de que qualquer deles irá dar o seu melhor para repetir a boa organização que se tem verificado nos últimos anos.

Esperamos que eles consigam continuar a inovar na realização desta festa, por forma a atrair cada vez mais gente à Romaria de S. João Baptista de Beijós.

1 comentário:

  1. Maravilhosa reportagem, complementada com 228 fotografias!
    Parabéns!
    Aqueles que não estiveram na festa ficam devidamente informados sobre como ela se realizou.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.