sábado, outubro 10, 2009

17 - CARTÃO-DE-VISITA > BILHETE POSTAL > TELEGRAMA

FORMAS E MEIOS DE COMUNICAR

"Embora a carta seja a forma ideal para expressar todos os sentimentos, admite-se a utilização do cartão-de-visita para responder a um convite ou a felicitações.

< (Modelo de Cartão-de-visita - Retirado da net)

Hoje servimo-nos cada vez com mais frequência do cartão dobrado, no interior do qual se escreve à mão a mensagem, que deve ser curta, sem cabeçalho nem assinatura..
Estes postais devem ser gravados de preferência a impressos, e sempre em papel velino ou brístol branco.
Se o destinatário do cartão-de-visita nos é íntimo, risca-se com um leve traço o apelido, se é uma mulher solteira, e o nome todo, se é uma mulher casada, e assinamos o nosso nome próprio sob a linha riscada.
O bilhete-postal, muito útil em viagem para envio de curtas mensagens, nunca deve mencionar notícias pessoais. Não deve ter carácter íntimo, mas pode terminar com uma expressão de amizade.Como não há nada que defenda o seu conteúdo de olhares alheios, ele pode ser lido seja por quem for, embora a boa educação o proíba.
O telegrama é utilizado para comunicações urgentes, ou quando uma grande distância torna difícil a comunicação por carta. Deve evitar-se a mensagem demasiado críptica, sobretudo se se trata de condolências, de parabéns ou de felicitações. É também preciso pensar que o texto é susceptível de ser lido em público.
Em negócios, um telegrama deve sempre ser confirmado por carta, a fim de conferir um carácter legal à comunicação. Com as novas tecnologias as comunicações também podem ser feitas por fax ou por email, cujas mensagens também convém confirmar. "
By MFT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.