terça-feira, outubro 20, 2009

DE BEIJÓS > A SEIÇA - Festa em Louvor de Nossa Senhora

2009.08.15 - FESTA EM LOUVOR DE NOSSA SENHORA DE SEIÇA


Nesta capelinha invulgar, imóvel de interesse público, única na Península Ibérica, realiza-se em 15 de Agosto a referida Festa.

Este ano quisemos estar lá nessa data, porquanto nunca tinha sido possível observar a Capela e as Imagens que ostenta.

Um misto de feira anual, festa religiosa e festa profana, tudo se conjuga, por forma a manter as seculares tradições.

Tivemos oportunidade de analisar os quadros de trechos de guerra de outros tempos, travada nos Campos da Figueira da Foz e de Coimbra, pintados no interior das paredes do edifício.




No decorrer das nossas diligências surgiu a curiosidade da existência da balança. Já tinhamos ouvido falar dela, mas ninguém nos esclareceu sobre o seu verdadeiro significado.
Nós tomámos a liberdade de, conversando com as pessoas residentes em Seiça,  esclarecer a razão daquela balança.
A resposta não se fez esperar. Ela foi completa e esclarecedora.
Então vejamos: "Todos os anos, no dia da Festa de Nossa Senhora de Seiça, aquela balança é colocada no respectivo suporte nas arcadas do exterior da Capela. Durante o ano, os crentes e devotos de Nossa Senhora, em situação de crise, pedem as graças à Santa, e para tanto fazem uma promessa de oferecer qualquer coisa como reconhecimento das Graças recebidas. Então, perante as situações que os afligem, assim quantificam na promessa. Normalmente as maiores aflições provêm das doenças dos descendentes, ainda bebés. Então é hábito prometerem tantos quilos de cereal, quantos os bebés tiverem de peso. Na altura de pagar a promessa colocam o bebé num dos pratos da balança e no outro o cereal correspondente até equilibar. Esse cereal será entregue à Santa".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.