segunda-feira, fevereiro 22, 2010

BEIJÓS > E O CARNAVAL 2010 NA BEIRA ALTA - PORTUGAL




CARNAVAL EM BEIJÓS NO DIA DE ENTRUDO (terça feira)



Em Beijós, desde tempos muito remotos, sempre se brincou ao Carnaval.
Mesmo antes de na nossa Aldeia terem existido aparelhagens sonoras e grupos musicais, as populações, gente nova ou mais velha, reuniam-se nos largos dos seus bairros para reinar e divertirem-se com danças de roda e cantares próprios da quadra.
Dos locais principais onde se realizavam esses divertimentos carnavalescos destacamos:
No Areal - em frente à casa do nosso Amigo ÁLVARO PEIXEIRA MENDES;
No Vale da Loba - no Largo do Calhau, em frente à casa do Saudoso Amigo EMÍDIO FERNANDES DE CAMPOS.

Estes lugares enchiam-se de gente, uns a dançar outros a ver.
Houve sempre a tradição de aparecerem pessoas, homens ou senhoras, disfarçadas com máscaras.
Recordamos duas máscaras negras que afugentavam muitas pessoas, pelo seu singular aspecto horrendo.
Eram elas a do João Tavares, toda muito polida, bem torneada e a do Tó-Tó, em madeira manufacturada e pintada também de preto.
Normalmente, quem as usava apresentava-se em público com atitudes altivas e por vezes até agressivas ou ameaçadoras. Por isso eram as máscaras mais temidas.
Outrora, as pessoas mascaravam-se para poderem censurar ou ridicularizar, parodiar livremente a conduta (actos ou palavras) de alguém, fosse figura pública ou não, que tivesse sido reprovada na aldeia ou até no País.
Os tempos têm vindo a mudar, as máscaras e as intenções também. Algumas tradições mantêm-se como os mascarados e travestidos.
Os Beijosenses foram desenvolvendo outros hábitos mais amistosos e promovem, mesmo nesta época, um são convívio.

No Vale da Loba, a cujo Bairro mais nos ligam as nossas raízes, as tradições mantêm-se firmes.
De ano para ano, procura-se atrair cada vez mais forasteiros, para reinar ao Carnaval.
Com as novas tecnologias tornou-se mais fácil difundir um pequeno programa, convidando os mascarados a comparecer no respectivo largo, mas também com farnel, para o convívio.
Têm-se servido da garagem da nossa Amiga ALBERTINA DE JESUS MARIA, onde é instalada a respectiva mesa e expostos e franqueados a quem aparecer todos os lanches que vão chegando.

Há sempre quem se disponha a acender a fogueira para amenizar os frios da época e, ao lado, é oferecido um grelhador a carvão para o churrasco de febras, frango, entremeada, enchidos, etc.

Muitos alimentos já vieram feitos de casa e foram expostos e franqueados directamente também sobre aquela mesa. Quem apareceu só para comer e beber também foi bem recebido. Valeu pelo convívio.
Não há dúvida que é uma outra forma de reinar ao Carnaval e de conviver com os amigos.
No dia 16 de Fevereiro de 2010, nós, apesar do frio e da chuva, estivemos lá e também nos associámos, apresentado o nosso lanche. Entrámos no convívio de novos e velhos, ao som de músicas gravadas difundidas por aparelhagem sonora e, assim, entre amigos, passámos um serão muito animado, bem comidos e melhor bebidos com o famoso Dão, servido daquele garrafão que o Zé Carlos apresentou.
Prometemos voltar para 2011.
Vejamos algumas imagens que colhemos este ano, também com intenção de despertar a curiosidade de muitos Beijosenses, para identificar muitos dos mascarados que não quiseram associar-se no lanche, para evitar serem reconhecidos, uma das principais facetas do convívio, o anonimato.
Contudo, toda a gente se portou bem, sem incidentes.
Todos aqueles que se dispuseram a comparecer disfarçados e se esforçaram por manter o anonimato, tiveram uma postura digna.
Entraram bem na reinação, sem exageros.
Por isso, a todos os que participaram, deixamos os nossos sinceros parabéns, com votos de que esta tradição se mantenha por muitos anos.
Alimentamos a esperança de que em 2011 haja mais forasteiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.