domingo, fevereiro 07, 2010

BEIJÓS E O MEIO AMBIENTE



ESGOTOS A CORREREM PARA A RIBEIRA DO PISÃO

O aspecto das águas do Rio do Pisão, em Beijós, negra e com muita espuma nas respectivas quedas nos açudes ou levadas, e a falta de vegetação espontânea junto dos respectiva corrente intrigou-nos.


No dia 17 de Agosto de 2009, efectuámos algumas diligências junto das instalações da ETAR (?) que deveria tratar os esgotos de Aguieira e Carvalhal Redondo, no concelho de Nelas, a cerca de 150 metros a Weste da Casa Teixeira, em Aguieira e constatámos que as águas residuais são lançadas num ribeiro, a Norte, sem serem praticamente tratadas.




Esse ribeiro, pelo que apurámos, é um afluente do Rio do Pisão, para onde esses esgotos correm.



Vejamos as imagens:







A Câmara Municipal de Nelas, que é responsável pelos esgotos das Aldeias de Aguieira e Pisão (destes também iremos apresentar imagens, oportunamente, por nos parecer que também não estarão a ser devidamente tratados), em cujas localidades os esgotos estão a ser vazados para a mesma ribeira, terá muito trabalho a desenvolver, para criar infraestruturas capazes de alterar e resolver estes problemas ambientais.
Esperamos que esses trabalhos não tardem muito, porquanto, as populações de Beijos têm direito a um são ambiente e a nossa Aldeia não poderá ser o vazadouro dos detritos das populações das localidades vizinhas.







Afigura-se-nos que a Câmara Municipal de Carregal do Sal, responsável pelo meio ambiente a jusante, e a Junta de Freguesia de Beijós, a cujas autarquias deixamos o alerta, têm o dever de exigir que este tipo de coisas sejam alteradas, para bem das populações e das explorações agrícolas que ladeiam as ribeiras de onde é bombeada água para as respectivas regas.



















ETAR, que mais parece um depósito de decantação dos esgotos, está deveras degradada.























Aspecto das águas já no ribeiro, a correrem a céu aberto em direcção a Beijós, deixando um rasto de poluição e mau cheiro em todo o seu percurso.

1 comentário:

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.