sábado, março 27, 2010

DE BEIJÓS > ENTRÁMOS NA ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

NA CIDADE DA COVILHÃ


2009.OUT.02 - A MEIO DA TARDE, INSTALÁMO-NOS NA QUINTA DE SANTA IRIA







Numas instalações maravilhosas, dali pudemos desfrutar das singulares paisagens e dos puros ares da Serra da Estrela.








As nossas intenções eram de estarmos no Festival Aéreo da Covilhã, para nos deliciarmos com as brincadeiras das aeronaves lá no alto, cruzando os céus. Foi o que fizemos durante a manhã de 2009.OUT.03.











2009.OUT.03 - À TARDE, PASSÁMOS POR SORTELHA E POR BELMONTE





A seguir ao almoço decidimos visitar SORTELHA, aldeia histórica que nos oferece sempre qualquer coisa de novo.




Passámos depois por Belmonte, para rever os lugares que já conhecíamos.












De novo, encontrámos o Museu dos Descobrimentos... que, impossibilitados perante o adiantado da hora, oportunamente, prometemos visitar.








2009.OUT.04 - VOLTÁMOS PARA O FESTIVAL AÉREO NA COVILHÃ


Ocupámos todo o tempo no air show e na cidade da Covilhã. Tínhamos que fazer os preparativos para o regresso a casa.











2009.OUT.05 - IDANHA-A-VELHA - CONTINUANDO NA ROTA DAS ALDEIAS HISTÓRICAS













O Sol raiou logo pela manhã, prometendo um dia com temperatura amena, naqueles primeiros dias de Outono.
Partindo da Covilhã, pelas 09;00h, com passagem pelo Fundão, lá rumámos a Idanha-A-Velha, ansiosos por gravar um pouco da sua história.
O espaço que nos separava não foi fácil de percorrer, perante as dificuldades de acesso que encontrámos, por estreitas e tortuosas estradas.

Ultrapassadas as dificuldades, um pouco à pressa, percorremos a Aldeia e dela conseguimos gravar muitas das suas belezas, num total de 226 imagens que passaram a fazer parte do nosso espólio.

Mas não podíamos perder muito tempo, porque tínhamos ainda muito caminho a percorrer, por Leiria, Coimbra e regressar ainda a Lisboa.
Almoçar naquela Aldeia seria impossível, porque, num feriado de comemoração da implantação da República Portuguesa, o restaurante estava encerrado.
Aconselharam-nos a associar-nos aos caçadores que, ali, então, preparavam a sua festa dos primeiros dias de caça de 2009.
Ainda fomos observar a festa, mas o acepipe, grão cozido com o bacalhau, ainda se rebolava naquele panelão de alumínio ultra-forte que suportava a incandescência do lume do fogão, na cozinha quase improvisada.
Não nos garantiram que pudessem atender-nos, porque em primeiro lugar seriam servidos os membros da equipa, que ainda estavam a chegar.
Não tínhamos tempo a perder porque, entretanto, as nuvens começaram a tapar o azul do céu, prometendo alguma chuva, e ainda tínhamos muitos quilómetros para percorrer.
Decidimos rumar a Idanha-A-Nova, contudo alguém nos tinha falado de um restaurante na Aldeia de Ladoeiro o que, apesar de estar ainda a alguns quilómetros de distância, nos incentivou a prosseguir à sua procura.
Apesar da distância valeu a pena. Na Estrada Nacional que liga a Idanha-A-Nova, n.º 45-A, encontrámos o restaurante "LAMBRETAS" - Telefones 961 209 186 / 934 676 955, que, servindo a refeição a € 7,50, por pessoa, colocou uma mesa farta à nossa disposição, com comida regional, que nos deu o ânimo suficiente para o resto da viagem.
Prometemos voltar a percorrer aqueles locais, mas com mais tempo.
************************************************************
(-->] Domingo de Ramos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.