Esperámos o comboio na Estação de Campolide-Lisboa e lá fomos rumo ao Sul, até à Capital do Sado.
Tínhamos que estar presentes. Sempre comemos meia dúzia daquele peixe. Que não fosse por nossa falta que a cidade de Setúbal não entrasse no mais famoso Livro do Mundo.
Fomos conviver, colher imagens, ouvir e ver em directo no local para melhor podermos falar do evento.
O dia chegou muito envergonhado. O céu estava tapado com nuvens que ameaçavam largar a água, mas o patrono de Setúbal, São Francisco Xavier, lá deve ter intercedido pela sua cidade e, então, ao meio dia as nuvens deixaram que o sol beijasse aquela Terra.
Saímos da rotina do quotidiano. Aproveitámos e fizemos uma nova visita àquela bela cidade.
O Largo José Afonso, na cidade de Setúbal, foi o espaço escolhido para receber os visitantes.
Seis mil quilos de Sardinha, para assar e distribuir gratuitamente por seis mil pessoas. Isto era o programa. Os 6.000 kg de sardinha lá estavam, logo pela manhã, no interior de um camião, à espera que aparecessem os clientes para comer.
As portas do espaço foram abertas pelas 11;00 da manhã e os festejos terminam às 23;00.
A Senhora Presidente da Câmara, logo que chegou, cerca das 12;30, colocou as primeiras sardinhas no assador, para que se desse início à festa.
Logo de seguida, os cem metros de assador, tantos metros quantos anos o Vitória Futebol Clube comemora em 2010, encheram-se de sardinha e toda a gente a trabalhar à sua volta. Não havia tempo a perder, porque às 20;00 toda a sardinha tinha que estar comida.
Uma hora depois do início já tinham saído do camião 2.500 kg de peixe e já tinham entrado no recinto 6.500 pessoas. Já tinha sido ultrapassada a previsão.
A organização do evento estava excelente, com os Setubalenses a colaborarem e a ajudarem nos mais diversos trabalhos.
Nada foi deixado ao acaso. Nestas coisas de se entrar para o Guinness não se brinca. Tudo foi feito ao pormenor.
Tudo contado, pesado e fiscalizado.
Parabéns às pessoas que se envolveram e trabalharam para levar mais longe o nome de Setúbal, cidade piscatória de Portugal.
Deixamos algumas das imagens que colhemos:
Em nome da organização da "Maior Sardinhada do Mundo" o nosso eterno agradecimento por nos terem ajudado a colocar o nome de Setúbal e de Portugal na História.
ResponderEliminarMuito obrigado.
Ricardo Silva.
Olá Ricardo Silva
ResponderEliminarO nosso trabalho foi feito com total isenção, porque a nossa intenção foi somente falar da cidade de Setúbal.
Conseguimos os nossos objectivos, colher as imagens, ouvir algumas pessoas e apreciar o cenário que se ia formando, para descrever tudo com as nossas próprias palavras, como fizemos.
Contudo, o melhor que nos pode acontecer é saber que a nossa mensagem corre o Mundo e que alguém comenta.
Ficámos muito animados com o seu comentário, na esperança de que tenhamos dado o nosso contributo para que Setúbal brilhe no Universo.
Obrigado pela visita e volte sempre.
Show!! Sensacional!! Se tratando de Guiness a fiscalização de todo trabalho é muito maior, em compensação Setúbal esteve em total evidência, o que garantiu se tornar inesquecível aos presentes!! Parabéns!!
ResponderEliminar