segunda-feira, junho 14, 2010

O ÚLTIMO CARNAVAL EM CABANAS DE VIRIATO - O Adeus Aos Amigos


O DERRADEIRO ADEUS AOS AMIGOS

Depois de termos lido a mensagem em "Póvoa da Pegada" e em "FAROL DA NOSSA TERRA", e principalmente pelo retrato aqui descrito do Morgado, chegámos à conclusão que tivemos o prazer de registar uma das suas últimas façanhas.
Foi no desfile da Contra-Dança de Cabanas de Viriato, no último Carnaval. 
Mesmo no final, quando o tempo ameaçava com chuva,  junto da Casa do Passal, aquela que foi a morada de Aristides de Sousa Mendes, apareceu um Opel descapotável, coberto com um plástico que se esvoaçava com o vento e com a deslocação da viatura.
Este carro, já com alguns anos, supostamente, terá ido para aquela brincadeira talvez com pouca vontade, isto a avaliar pela apreciação humana, como se conseguíssemos dar vida e inteligência às coisas inertes.
Seria tão pouca a vontade de continuar a participar da brincadeira, que mesmo ali, em frente ao Passal, talvez com receio do Guarda da GNR que, no local, dirigia o trânsito, a embraiagem deixou de funcionar. Claro que, sem querer, o bom do motorista, que agora concluímos tratar-se do Nosso Querido Amigo Morgado, acabou por dar algum espectáculo e, com o seu Calhambeque despertou a nossa e a atenção de uns quanto populares que estavam por perto. Claro... causou o riso porque aqueles ocupantes tiveram que sair e empurrar o veículo que já perturbava a circulação dos restantes.  
Nós não tivemos o grato prazer de privar com o Morgado. 
Não tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele na sua luta quotidiana, nem sequer no seu estabelecimento. Muito embora, há cerca de oito/nove anos, depois de algumas conversas com o Sr. Dr. Mário Silva, nosso ilustre Amigo e assíduo cliente da casa sempre que passava por Carregal do Sal,  tivéssemos entrado no respectivo edifício, sito mesmo  em frente ao Santuário da Nossa Senhora dos Milagres, na Aldeia de Laceiras, freguesia de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, com o propósito de almoçar, em dia que, por sinal, estava encerrado. Mesmo assim, então, alguém tomou a iniciativa de fazer as honras da casa e ofereceu-nos uma visita guiada às instalações, de que gostámos muito.

Enfim!
O que havemos de dizer acerca de uma pessoa que não conhecemos directamente?
Seguramente que, pelo que vemos nas mensagens de condolências que vão desfilando, também nós teremos perdido muito do seu convívio que nunca conseguimos.
Todavia, vendo a tristeza que vai na alma de cada um dos amigos, também com isso ficamos constrangidos. Também a tristeza nos toca à porta.
Agora só nos resta a solidariedade com aqueles que tiveram a honra de com ele privar de perto, deixando esta singular lembrança de uma das suas façanhas, o seu derradeiro Carnaval em Cabanas de Viriato.
Que Deus o recompense na eternidade pelas alegrias que conseguiu distribuir na passagem por este Mundo.
A Nossa Sentida Homenagem!
************************************************

"O “MORGADO

morgado.jpg“Olá baixinha!”… eram as invariáveis palavras com que o
 Morgado saudava a minha filha, ao mesmo tempo que passava
a mão pela cabeça do meu filho, olhando-os com ternura do alto
 do seu metro e oitenta e tal!… Fazia isto com os filhos e netos
 de todos quantos os que hoje aqui estamos a dizer-lhe um
último adeus. (...)
Palmas para o Morgado!"
Luís Fidalgo"

5 comentários:

  1. Serás sempre recordado até ao fim das nossas vidas. Até um dia primo. Bom Ano.......

    ResponderEliminar
  2. Olá Primos!
    Gostamos de saber da sua passagem!
    Ficamos a contar com as suas visitas.
    C/um Abraço!

    ResponderEliminar
  3. O morgado é uma alguém que fca para sempre na memória de qualquer um de nós.
    Não há ninguém que nãose lembr das sus bricadeiras,
    Até um dia Morgado

    Isabel Clara
    Damaia

    ResponderEliminar
  4. Era uma figuraça, Carlos Morgado se foi mas o seu espírito alegre e contagiante fica e a maneira fidalga e amiga com que me recebeu aí em Portugal em 2004 e 2005 jamais por mim será esquecida.Foi para mim um privilégio ter convivido com ele proximamente por ser seu primo, a nos separar o Oceano atlântico e o medo que ele tinha de vir para cá de avião, a sua figura alegre permanece e suplanta a consternação pelo seu passamento
    Primo brasileiro PÉRSIO.

    ResponderEliminar
  5. Olá Pérsio
    Seja bem vindo a este cantinho de Beijós!
    Claro que reconhecemos que não foi o melhor motivo que o trouxe até nós... lamentamos, mas poderá haver outros que mereçam a sua visita. Por isso continuamos a contar com VC por motivos mais alegres.
    Tudo de Bom para VC aí nessa margem do Atlântico!

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.