sexta-feira, julho 01, 2011

BEIJÓS » E OS JARDINS DE SÃO JOÃO 2011

2011.JUN.23-24 - NA NOITE DE SÃO JOÃO ASSALTAM-SE OS JARDINS

Uma tradição muito antiga, mas que nem sempre tem sido pacífica ao longo dos tempos.
Este ano, preocupámo-nos menos em ir observar a ponte sobre a ribeira do povo.

Houve anos que ficou bonita, mas outros nem tanto. Deixaram ali demasiados cacos, porque o jardim bonito tinha sido devidamente arrumado e fechado à chave, não foi deixado acessível aos amigos dos jardins dos outros.

Isto de, durante a calada da noite, uns quantos cidadãos, cumprindo uma tradição, que vão furtar os jardins dos vizinhos tem os seus riscos. Temos assistido a situações caricatas.

Já deixámos aqui a nossa opinião, por forma a convencermos a Comissão de Festas ou a Junta de Freguesia, a procurarem acabar com esta situação.

Em nosso entender concluímos que será muito fácil. Pensamos que bastará criar-se um concurso e arranjar três prémios simbólicos para os melhores vasos. Depois é esperar que os Beijosense se candidatem a esses prémios, preservando os seus jardins num espaço onde possa ser visitado por toda a gente. Além disso tem que haver um acordo com os cidadãos que gostam de ir furtar os jardins dos outros, porque têm que suspender a sua actividade e permitir que a harmonia reine.
Todos os anos ouvimos pessoas a lamentarem-se porque têm que transportar os jardins da ponte para casa. Por vezes as pessoas já nem podem com os vasos e têm que pedir a alguém que lhos leve. É muito chato!
Em vez de irmos ver os jardins da ponte, desta vez percorremos a Aldeia. Ouvimos os habituais lamentos e vimos pessoas a repor os vasos de onde os tinham retirado à noite ou ainda conseguiram evitar que os amigos lhos levassem.


Nós não nos preocupámos com a recolha de imagens, porque somos contra toda a espécie de violência e entendemos que devemos desincentivar esta tradição como ela foi implementada há dezenas ou há centenas de anos, mantendo-a mas em termos legais e harmoniosamente no seio das populações, porque achamos que temos que evoluir e civilizarmo-nos.
Para tanto basta um pouco de boa vontade.
Vamos lá  tentar!










Aqui alguém esqueceu a gravata »

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.