sexta-feira, fevereiro 23, 2007

QUARESMA

Quarta-Feira de Cinzas é o início da Quaresma, que termina no Domingo de Páscoa. Tempo de recolhimento, para os Cristãos.

3 comentários:

  1. A Quaresma é o tempo de preparação para a Páscoa. Assim como os Islamitas têm o seu Ramadão, os Cristãos têm a quaresma para cumprir preceitos idênticos.
    É o tempo em que os Cristão procuram renovar-se.

    ResponderEliminar
  2. Nos tempos que correm, será exagero falar do jejum que se praticava outrora durante a quaresma.

    As pessoas privavam-se de comer certos alimentos, principalmente carne, durante certos dias da semana, principalmente às Sextas-Feiras, para cumprir os preceitos religiosos.

    Todavia, afigura-se-me salutar, aproveitando este Post, para falar do Jejum noutro contexto.

    A UTILIDADE DO JEJUM:

    É indiscutível o valor do jejum. Este é de grande utilidade, quer eliminando uma refeição de vez-em-quando, quer passando um dia por semana sem comer coisa alguma. Neste último caso convém que a primeira refeição que se tome a seguir seja leve.
    Em qualquer dos casos é um dos melhores remédios para certas enfermidades especialmente em transtornos digestivos, pois permite que os órgãos descansem como necessitam.
    O alimento comido em excesso causa várias perturbações e em muitos casos de enfermidades que têm origem na intemperança, o jejum de uma ou duas refeições é sem dúvida o melhor remédio.
    O jejum, geralmente, dá óptimos resultados em descalcificações, anemias, magrezas rebeldes, obesidade. (OCS 152)

    ResponderEliminar
  3. QUARESMA

    A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.

    A Quaresma dura 40 dias (os Domingos não contam). Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Páscoa. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

    A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egipto.

    Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, e seguido de zero significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

    In Wikipédia

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.