sexta-feira, março 30, 2007

2 - ACULTURAÇÃO - Obrigado


OBRIGADO

Merci - Thank you - Gracias - Dank

Em francês, em inglês, em italiano, em alemão, para todos os povos, obrigado é a palavra-chave da "filosofia" das boas maneiras.

Sendo talvez uma das primeiras palavras balbuciadas logo na infância, deveria fazer-nos companhia durante toda a vida, porque é uma das que mais facilitam os contactos humanos, necessários para viver em sociedade.

E é tão fácil de dizer! Acompanhado de um sorriso, pode ser uma expressão de cortesia, de consideração, de apreço, de encorajamento, de franca camaradagem, de ternura ou de amor. Tudo depende da inflexão do tom de voz.

OBRIGADO à rapariga ou ao rapaz do ascensor far-lhes-á compreender que o seu trabalho não é o de uma máquina ao serviço de outra máquina. Experimente... e veja como o rosto se lhes distingue.

OBRIGADO à criança que lhe entrega qualquer coisa, e, assim, você participa na sua educação.

OBRIGADO à empregada do restaurante, e verá como o seu olhar se alegra. Talvez por um momento ela esqueça como as suas pernas estão pesadas e o cheiro a fritos.

Em casa, cem vezes ao dia, temos ocasião de dizer obrigado a todos os que partilham connosco a vida familiar - essa pequena sociedade em miniatura.

Se você tem o hábito de dizer obrigado, já possui a palavra chave das boas maneiras. Se não tem esse hábito, é preciso adquiri-lo o mais rapidamente possível. Porque sem ele nunca poderá compreender o porquê, o quanto e o como da boa educação e a lógica das suas regras. (...)

Por MFJ/Willoughby

1 comentário:

  1. Há regras sociais que nunca caem em desuso.
    Continuarão a ser a forma de facilitar o relacionamento entre as pessoas, onde quer que se encontrem.
    Por isso não haverá exageros ao relembrar as suas práticas, ainda que, por vezes, as consideremos demasiado conhecidas, todavia, haverá sempre algo que nos escapa e que será bom aperfeiçoar.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.