sábado, março 10, 2007

CUIDAR DA SAÚDE

Viver todos vivem, mais ou menos tempo, melhor ou pior. No entanto, como tudo se rege por leis, estas não podem ser violadas, sem que por isso se sofram as consequências. O homem está sob a influência das leis da Natureza, às quais tem que sujeitar-se, se quiser ter mais saúde e viver mais tempo e mais plenamente. Qualquer pessoa medianamente inteligente sabe que, na forma de viver, de sentir, de pensar da maioria dos seres humanos há erros que é necessário corrigir para conseguir alcançar o êxito desejado. De facto, viver não é suficiente: é necessário ter saúde, para viver bem e, actualmente, são relativamente poucas as pessoas que desfrutam de saúde. Enquanto andamos pelos caminhos deste mundo, o que cada um deve procurar conseguir é saúde do corpo e do espírito. Esta é, depois da vida, um dos melhores bens que se pode possuir. Com saúde haverá mais vitalidade, ânimo e optimismo. É preciso, portanto, ter vontade, vontade de saber e de pôr em prática o que se aprendeu. Importa que cada um se conheça a si próprio,aplicando às suas necessidades os conhecimentos adquiridos. Infelizmente a maior parte das pessoas só dá valor à saúde, quando a perde. Mas não será preferível evitar a doença a ter de tratá-la quando ela surge? Actualmente existem conhecimentos que se foram devidamente aproveitados permitirão uma vida mais saudável e feliz. Algumas pessoas há que, infelizmente, não querem pensar nem conhecer os prejuízos que uma vida antinatural lhes pode causar, imitando, até certo ponto, o avestruz. No entanto, também é verdade que muitos desejam viver melhor e não sabem como, sentindo necessidade de um guia que os esclareça e encaminhe. A saúde é, sem dúvida, de um valor incalculável. Devemos, por isso, cultivá-la com uma alimentação racional, ar puro, exercício, luz solar, água puro e repouso. Entre a mente e o corpo existe uma relação íntima e, mais do que muitas pessoas julgam, o estado da mente influência a saúde. O antigo provérbio bíblico, "O coração alegre serve de bom remédio" está hoje sobejamente comprovado pela Ciência. Desânimo, egoísmo, ingratidão e tristeza deprimem e arruínam as pessoas. A alegria, o bom ânimo, a gratidão e o altruísmo produzem efeito vivificante e são um remédio excelente. Cultive-se um espírito alegre e veremos quão benéfico ele é. Pessoas há com bons conhecimentos sobre as leis básicas da saúde que ficam admiradas quando adoecem e fazem então o seguinte raciocínio: "que fiz eu para chegar a este estado?" Quase inconscientemente transgrediram as leis da saúde, talvez, não repousando o suficiente, dormindo pouco, tendo uma alimentação fraca e a desoras, trabalhando em excesso, etc. A obediência a regras bem simples trará, como recompensa, uma melhor saúde. Eis resumidamente algumas:

1. Alimentação boa e equilibrada; 2. Consciência limpa; 3. Exercício; 4. Sono e repouso; 5.Trabalho e actividade.

1. Somos o que comemos. Se o alimento for bom, bem equilibrado, com todos os elementos essenciais a um regime racional, sentir-nos-emos bem. Se, pelo contrário, ingerimos uma alimentação fraca, mal combinada, apressada e a desoras, pagaremos caro pela violação da lei alimentar. Muitos males, com certeza, nos afligirão.
2. Com uma consciência limpa, o sono será mais tranquilo, haverá mais saúde e não teremos preocupações. Um exame atento das leis da saúde fará com que muitos lhe obedeçam, tendo assim uma vida mais saudável, livre de maior sofrimento. É preferível proceder bem a tentar ficar bem... de cama.
3. A maior parte da actividade humana, na época actual, desenvolve-se sentada ou parada. Do exercício apropriado à idade ou à doença de cada um, temo a recompensa de todo o organismo ser beneficiado. Um exercício que a todos , sem excepção, faz bem, é o passeio a pé.
4. Se não dormirmos e não repousarmos suficientemente, o corpo estará sob tensão e, como consequência, os olhos deixarão de brilhar, o passo deixará de ser firme, o zelo no trabalho diminuirá, o cérebro ressentir-se-á, sobrevirão enfermidades e finalmente a morte.
5. A ocupação torna a pessoa feliz. A inatividade fá-la infeliz. O trabalho é, sem dúvida, uma bênção para o ser humano, desde que não se cometam excessos.
Por/JES

1 comentário:

  1. Muito bom, ao Domingo de manhã, muito cedo, enquanto as pessoas ainda estão na cama e com muito pouco trânsito, fazer o ciclo turismo pela área do concelho Sintra.
    Recebem-se ares puros e esticam-se os nervos. Regressa-se a casa já renovado.
    Os passeios a pé também são muito bons e não têm qualquer contra-indicação, porque cada pessoa faz de acordo com a sua saúde e as suas possibilidades.

    Para a saúde é uma aposta muito boa.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.