sábado, abril 28, 2007

2 - CULINÁRIA - Chocos à Willoughby

INGREDIENTES:

Chocos pequenos, congelados, limpos
Azeite
Sal
Alho
Louro
Coentros
Cravinho grão/pó
Cominhos
Limão
_______________

COZINHAR

Coloca-se cerca de 2dl (.../+ de acordo com a quantidade a cozinhar) de azeite num tacho e vai ao lume. Quando iniciar de ferver, juntam-se-lhe alguns dentes de alho, previamente lavados, com casca e esmagados. Adicionam-se umas folhas de louro cortadas em pedaços. Juntam-se também uns pós de cravinho, de cominhos e o sal q.b. .
Quando os dentes de alho estiverem louros, juntam-se-lhe os chocos e mexe-se bem, por forma a envolver tudo no azeite. Deixa-se ferver em lume brando, até que os chocos fiquem cozidos. Quando já estiverem cozidos, retiram-se do lume e junta-se-lhe um ramo de coentros picados e o sumo de um limão/+ (conforme o gosto e as necessidades) e servem-se.
_______________
SERVEM-SE

Estes chocos podem ser servidos com arroz branco, ou com batata cozida ou assada a murro, acompanhando com saladas ou hortaliça cozida.

VINHOS
Pode ser servido vinho branco, muito fresco e nada há a desaconselhar os vinhos de Beijós, Região do Dão.
_______________
Bom apetite:-))

1 comentário:

  1. Por vezes é preciso pôr a cabeça a pensar. Pelas pesquisas que fiz, porque isso me causou alguma estranheza, conclui que os choquinhos vão inteiros e congelados para o tacho/panela. Isto não dá mesmo trabalho nenhum.:-)))

    Parabéns!
    Normalmente, alguns Beijosenses andam sempre à pressa,assim, estes chocos podem fazer-se à noite para comer ao outro dia, depois da lida dos campos.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.