terça-feira, abril 24, 2007

5 – ACULTURAÇÃO – As luvas

Há alguns anos que o uso das luvas desapareceu quase completamente dos nossos hábitos durante a estação estival; isto tem vindo a acontecer por toda a parte. Mas as pessoas que ainda dão importância a este acessório podem ficar descansadas: as luvas completam sempre uma toilette e são um sinal de requinte.
Uma mulher bem vestida usa luvas em qualquer acontecimento mundano ou oficial. É mais embaraçoso não as usar e verificar que a dona da casa e as suas convidadas as usam do que tirá-las discretamente se a dona da casa não as traz.
Dantes, é bom fazê-lo notar às pessoas que viajam por países onde estes costumes ainda vigoram, uma mulher mantinha as suas luvas calçadas num templo protestante, mas tirava-as numa igreja católica.
Na rua, um homem tira a sua luva direita para apertar a mão de uma mulher, mas não será necessário fazê-lo se o encontro for breve. Ainda há homens que nunca pensariam em dar um aperto de mão sem tirar a luva, mas, se não o fizer, não estará a praticar um erro. Num caso destes, poderá murmurar “desculpe não tirar a luva”, mas pode muito bem não o fazer.
Os costumes que regulam a utilização das luvas têm variado conforme as épocas e muitas vezes as pessoas se preocupam com saber quando devem tirar as luvas ou mantê-las calçadas. Há uma regra imutável: as luvas são tiradas para beber, comer, fumar, assim como para retocar a maquilhagem.
No restaurante, uma mulher tira o casaco, mas conserva as suas luvas e o seu chapéu. Só tirará as luvas quando se sentar à mesa. Mas, se as luvas forem espessas, de lã ou de couro forrado, tirá-las-á ao mesmo tempo que o casaco.
Num baile, quando se usam luvas, estas devem manter-se durante toda a noite. Para fumar ou beber, a mão da luva direita é dobrada na abertura do pulso, mas as luvas devem ser tiradas no momento de ir para a mesa.
Num baile de gala, onde os homens devem usar luvas brancas, o homem não tira a luva para apertar a mão, nem disso pedirá desculpa.

Por: MFJ/ Willoughby

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.