segunda-feira, julho 02, 2007
PARDIEIROS
Pardieiros
>vistos da Póvoa da Pegada.
Origem do seu nome: > Pardieiro > s.m. Casa arruinada; casa pobre e tosca; edifício velho. ( do latim parietinas, de parietínu).
Pardieiros enquadrados numa paisagem de campos de cultivo agrícola de Beijós.
> Muito embora o seu casario seja bastante antigo, nem por isso desmereceu os cuidados dos respectivos proprietários que, ao longo dos tempos, têm zelado pela sua conservação e restauro. Há muitas casas já de construção recente que melhoraram significativamente o ambiente e modernizaram a Aldeia.
> Aldeia essencialmente agrícola, que integra a freguesia de Beijós, concelho de Carregal do Sal.
Situada no planalto da margem esquerda do Rio Dão, constitui o limite de quatro concelhos, designadamente: Carregal do Sal, Tondela a Norte, Nelas a Nascente e Viseu a Nordeste. Limite da freguesia de Lageosa do Dão, a Norte; das Aldeias de Pedra Cavaleira e Póvoa-Dão, da vizinha de freguesia de Silgueiros, a N.E.; e Moreira de Santar a Este. A Aldeia é atravessada e servida por uma Estrada Municipal, que deriva da Estrada Nacional 337, a Poente, que liga à sede da freguesia e às povoações contíguas, e também aos concelhos de Nelas e Viseu.
Nos transportes públicos é servida com carreiras regulares da empresa "Os Marques" do Vinhal,com ligação entre a Estação da CP de Carregal do Sal e Santar.
O seu Orago é Santo Antão, que se venera na sua Capela, nesta Aldeia, a 17 de Janeiro.
Os seus festejos grandes, ou festa do Povo, realizam-se habitualmente no fim de semana da Pascoela.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Willoughby,
ResponderEliminaro teu trabalho constitui um legado importante para que conheçamos melhor a nossa região e revela-se um grande impulso para que Beijós seja de facto a Aldeia mais Digital de Portugal.
António disse...
ResponderEliminarWilloughby,
o teu trabalho constitui um legado importante para que conheçamos melhor a nossa região e revela-se um grande impulso para que Beijós seja de facto a Aldeia mais Digital de Portugal.
02-07-2007 21:53
_________________
António, Obrigado pelo teu precioso parecer.
Iremos procurar continuar a divulgar Beijós, para que o Mundo o conheça mais de perto.
Se temos orgulho na nossa Terra e nas suas Gentes, que são, realmente, fastásticas, iremos procurar dizê-lo abertamente ao Mundo, por intermédio de todos aqueles que nos visitam nos sitios da freguesia de Beijós.
É de realçar que se me afigura que as populações das Aldeias da nossa freguesia, ao tomarem conhecimento daquilo que fazemos, e dos comentários que os leitores se propõem narrar, demonstram maior sensibilidade aos problemas debatidos e sentem-se muito mais motivadas. Isso a todos nos anima, pelo contributo que podemos dar para enriquecimento das nossas Gentes e, principalmente, para elevarmos a sua auto-estima.
Vamos prosseguir!
Bem-haja!