quarta-feira, julho 04, 2007

PÓVOA DA PÉGADA - História


Póvoa da Pégada

> Vista de Pardieiros









Póvoa da Pégada

> Vista do baldio





Aldeia que enquadra a freguesia de Beijós


< Entrada Sul









Estrada das Laceiras >








Origem do seu nome:
Póvoa > s.f. Pequena povoação; casal. (Do arc. povoo, do lat. populu, ou de povoar)
Outrora chamaram-lhe Póvoa de Coimbra.
Passou a designar-se Póvoa da Pégada, seguramente, pelos vestígios arqueológicos que foram encontrados nas imediações a Norte do povoado, conforme as imagens documentam.






As origens das pégadas outrora descobertas, terão sido atribuídas ao religioso, que fez desenvolver o culto à Senhora da Pégada, Santa de maior devoção deste Povo.















Durante muitos e muitos anos esteve isolada da sede da freguesia. Todas as comunicações eram feitas a pé, por entre os pinhais das riachas, sobreiro, picoto, costeira e Rua da Igreja em Beijós. Então, por caminhos de terra batida, alguns deles pedregosos, muito estreitos difíceis de transpor, devido à irregularidade do relevo, com muitas e fortes subidas, de Beijós para esta aldeia.
Actualmente é servida por uma estrada municipal, que atravessa o povoado, ligando directamente a Carregal do Sal, vila sede do concelho nos 10 km que as separam, passando por Laceiras e Cabanas de Viriato. Seguindo para Norte, a mesma estrada liga à sede da freguesia, da qual dista 3 km, passando pelo alto da Póvoa de Lisboa, onde liga à Estrada de Beijós-Canas de Senhorim, esta localidade do concelho de Nelas.


Aldeia essencialmente agrícola, situada a Sul da sede da freguesia.

Apesar de se situar num planalto, os seus terrenos são muito produtivos, fertilizados por imensos lençóis de água à superfície cujos excedentes descem, naturalmente, pelos seus ribeiros, para Beijós.










< Lage ou Eira







> A Póvoa da Pégada já foi imensamente povoada, todavia, perante as dificuldades de vária ordem que, em determinado período, Portugal atravessou, as populações também tiveram que emigrar para França, Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América e etc., e, actualmente, é habitada por cerca de 70 moradores.





Capela da Senhora da Pégada >










> O seu Orago é a Nossa Senhora da Pégada, que se venera na sua Capela, naquela Aldeia, a 18 de Dezembro.












É de realçar que as populações realizavam uma festa grande, festa do Povo, todavia, esteve suspensa durante mais de 20 anos.
Nos últimos 4-5 anos organizaram-se e os moradores, para cumprir as suas tradições, têm vindo a fazer o seu arraial no mesmo dia da festa da Senhora da Pégada.
Assim, conseguem prolongar os festejos e aproveitam para fomentar o salutar convívio entre as populações residentes e os filhos desta Terra que estão ausentes e que a visitam no dia da sua Padroeira.

Há forte empenhamento de alguns dos moradores em fomentar um são convívio entre eles e entre quem os visita e reforçar os seus laços culturais e recreativos.
Para tanto criaram a Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Póvoa da Pégada-ACRDPP, cujo edifício-sede já está na fase de acabamentos e aprovação, cujas imagens nos propomos a divulgar, oportunamente.
Não há dúvida que este empreendimento virá trazer algum desenvolvimento à Aldeia e proporcionar um melhor relacionamento, com outras aldeias da região, através do desporto e com outras actividades culturais e recreativas, ali desenvolvidas.
___________
By Willoughby

4 comentários:

  1. Ora bem!

    Dum lado as Chãs do outro a Póvoa da Pégada, parece que, embora exploradores diferentes, uns de agricultura outros de História, devem ter-se encontrado nos mesmos caminhos!:)))

    Parabéns por este Documentário!
    Já ficámos a saber mais um pouco da História da Póvoa da Pégada. :)

    ResponderEliminar
  2. Será que a Póvoa da Pégada já tem autocarros para ligar ao Carregal ou a Canas de Senhorim?

    ResponderEliminar
  3. Durante cinco anos (há muito tempo), quase todas as Segundas-Feiras de madrugada, percorria esse caminho da Riachas e Chãs para apanhar em Beijós a camioneta dos Figueiredos para mais uma semana (ou duas, ou três) de aulas em Viseu. Mas o sacrifício valia a pena porque eu passava o fim-de-semana na Póvoa com a minha querida Mãe e jogava futebol aos domingos á tarde com os meus companheiros!

    ResponderEliminar
  4. Villager disse...

    Durante cinco anos (há muito tempo), quase todas as Segundas-Feiras de madrugada, percorria esse caminho da Riachas e Chãs para apanhar em Beijós a camioneta dos Figueiredos para mais uma semana (ou duas, ou três) de aulas em Viseu. Mas o sacrifício valia a pena porque eu passava o fim-de-semana na Póvoa com a minha querida Mãe e jogava futebol aos domingos á tarde com os meus companheiros!

    9/21/2007 3:34 AM
    ______________________

    Bons tempos!

    Agora até já a empresa "José de Figueiredo" foi substituida pelos "Berrelhas" e pelos "Marques"!
    Tudo se vai alterando!

    Agora também a Póvoa da Pégada tem carreira regular, durante o ano lectivo, que liga Canas de Senhorim - Carregal do Sal,com passagem pela Póvoa de Santo António, Póvoa de Lisboa, Póvoa da Pégada, Laceiras e Cabanas, durante a semana, de Segunda a Sexta-Feira, de acordo com os horários das escolas. Todavia, se houver outros passageiros que não sejam estudantes também não ficam em terra, serão transportados, segundo informação da empresa de camionagem "Os Marques" do Vinhal!
    Mas seria muito bom que houvesse carreiras regulares todos os dias e durante todo o ano, mas a empresa esclarece que não há passageiros que justifique a manutenção dessas carreiras.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.