segunda-feira, outubro 22, 2007

PÓVOA DA PEGADA - Conta a lenda

As lendas vão correndo de boca em boca, através dos tempos.
Um dia destes, um amigo meu, já entrado na casa dos noventa anos de idade, em amena cavaqueira, fez-me alguns relatos de Beijós, da Póvoa da Pégada, das Laceiras e de outras Aldeias do concelho de Carregal do Sal.
Disse-me que, muitas das histórias já ele as ouviu contar a pessoas mais velhas do que ele, quando ainda era rapaz.
Uma delas, muito curiosa, não posso deixar de divulgar, para que conste, porque parece querer justificar e esclarecer o aparecimento das pégadas na Póvoa:
_____
"- Conta a lenda que duas Santas e um Santo, num belo dia de sol, decidiram ir passear pelo monte sobranceiro a Sul de Beijós.
Uma das Santas, quando chegaram ao meio da encosta, observando a bela vista que a paisagem lhe oferecia sobre Beijós, Pardieiros e para a Serra do Caramulo, disse que já não subia mais, que já ficava por ali. Sentou-se sobre uma pedra e ali permaneceu a contemplar a paisagem.
Os outros dois Santos continuaram a sua caminhada, o seu passeio.
Um pouco mais acima, no cimo do monte, a outra santa, contemplando a paisagem, disse para o Santo `` - que belo lugar, que bonita toda esta vegetação que consigo observar ao redor deste local, eu já não saio daqui´´. Ali se sentou a observar a paisagem.
Porém o Santo, talvez mais ambicioso, disse para esta Santa que iria continuar o passeio mesmo sozinho e prosseguiu na sua caminhada. Desceu mais para Sul, em direcção à Serra da Estrela. Mas, chegando um pouco pais abaixo, junto de um ribeiro e de vinhedos, decidiu também sentar-se e fixar-se naquele local. Muito embora não tivesse grande paisagem, procurou aproveitar o fresco do ribeiro para saborear as uvas que, então, os vinhedos já ostentavam.
Assim, o Povo passou a designar os três Santos, por:

Nossa Senhora da Pégada, Padroeira da Póvoa da Pégada;
Nossa Senhora dos Milagres, que se venera no seu Santuário no alto das Laceiras;
S. Tiago, Padroeiro das Laceiras. "
_____
Terá sido nesta Pedra que, então, a Nossa Senhora da Pégada ficou sentada?













1 comentário:

  1. Mais um precioso registo da “História Viva” da nossa região. Antigamente, as histórias e lendas locais só sobreviviam verbalmente de uma geração para a outra. Agora, a internet (ainda que com todos os seus espinhos) e especialmente sítios como este, são instrumentais para recolher e difundir estas pequenas jóias da nossa cultura. Continuem a falar com os nossos idosos e a absorver essa riqueza. Obrigado.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.