sexta-feira, novembro 30, 2007

AS CARVALHAS

O Parque ARNALDO PEREIRA ÁLVARES DE CASTRO, passou a ser, desde há alguns anos, a sala de visitas de Beijós.

Ali se realizam as festas de Verão da nossa Aldeia e tem vindo a servir de parque de merendas.

Tornou-se pequeno para as festas actuais. Não pelo público que, salvo raras excepções, ali ocorre, mas pelas dimensões dos palcos que, actualmente, são exigidas para instalar os inúmeros equipamentos das bandas ou conjuntos musicais que ali são chamados a actuar.

Noutros tempos, os Conjuntos ou Orquestras conseguiam actuar sobre o coreto de pedra que ainda ali se encontra. Quase todos os anos, a respectiva comissão de festas, quando contratava dois conjuntos/orquestras tinha que construir um outro coreto em madeira, mais ou menos com as dimensões do de pedra.

Os equipamentos que, então, se usavam eram muito poucos. Cada músico tinha o seu instrumento simples, sem qualquer amplificador de som. Cada Conjunto trazia consigo uma aparelhagem sonora, simples, somente com um amplificador de som e respectivos altifalantes.

Ocupavam pouco espaço, a um canto do recinto das festas. Deixavam livre o resto do espaço para as barracas do "Chá" e do "Caldo verde", para a quermesse de oferendas, que as meninas eram convidadas a apresentar.

Porém, hoje, tudo se alterou e aparecem grandes camiões TIR junto do Parque Arnaldo de Castro, carregados de equipamento, que vai ocupar a maior parte daquele espaço onde o público devia movimentar-se.

A Junta de Freguesia de Beijós, olhando às necessidades, abriu uma entrada que dá acesso a automóveis, para aquele parque e rasgou também o muro do recinto da escola, por forma a que as tais barracas de Chá e Caldo Verde se pudessem expandir para o espaço escolar, como aconteceu também em 2007.

Não há dúvida que houve grande empenho dos responsáveis pela freguesia, que fizeram gosto em criar um espaço de lazer para os Beijosenses, tornando-o a sala de visitas da nossa Aldeia.

Em 1966, sendo Presidente da Junta de Freguesia de Beijós o Nosso Querido Amigo, já falecido, ANTÓNIO DA SILVEIRA COELHO DE MOURA, ele promoveu o corte de algumas Carvalhas, por estarem demasiado velhas e podres, ameaçando cair com o vento, causando perigo para as pessoas e para a Estrada. Então, decidiu mandar plantar outras de novas espécies, que, rapidamente, se desenvolveram e repuseram a sombra que tanta falta fazia naquele recinto, principalmente, para as festas de Verão.

Foi um trabalho louvável, porque o Parque, em menos de 20 anos ficou totalmente tapado com as copas daquelas árvores, evitando assim que se colocassem tendas, com toldos, para fazer sombra.

Quem trabalha na agricultura sabe que todas as árvores, de fruto ou não, têm que ser devidamente cortadas, periodicamente, para que elas não cresçam desordenadamente.
Durante muitos anos, ninguém tomou esse cuidado e aquelas árvores cresceram demasiado, cuja sombra deixou de incidir no espaço onde mais era necessária.

Em Fevereiro de 2006, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia, o nosso Querido Amigo, AGOSTINHO MARQUES DO NASCIMENTO, promoveu a poda das Carvalhas que, muito embora, então, tenha desagradado a alguns Beijosenses, hoje, todos acabamos por concluir que aquela poda era absolutamente necessária.

Agora vimos as Carvalhas com as respectivas copas sobre o recinto das festas, onde a sua sombra faz mais falta.
Na Carvalha mais antiga ficaram uns ramos muito altos que destoam das restantes árvores. Pelo que nos foi dado apurar, havia intenção de a arredondarem totalmente. Todavia, não o conseguiram fazer, porque, infelizmente, o nosso Querido Amigo, CARLOS MARCOS FERNANDES, que, na altura procedeu à referida poda, aleijou-se e ficou impossibilitado de completar o meritório trabalho.

Esperamos que o CARLOS mantenha a mesma vontade e orgulho demonstrado outrora pelo seu trabalho, e que tenha muita saúde, para completar, nesta época de Inverno, a sua tarefa, para que o Parque que vimos nas fotografias se torne ainda mais belo.

Salvo melhor opinião, afigura-se-nos que, agora, também já poderá cortar alguns dos novos ramos das Carvalhas que podou em Fevereiro, para que, como ele muito bem sabe, os restantes engrossem e cresçam mais baixo. Deixamos esta ideia como sugestão.



ADITAMENTO:
Para melhor ajuizarmos sobre o benefício da limpeza das Carvalhas, decidimos acrescentar as duas últimas fotografias colhidas nos primeiros dias de Novembro de 2007.
As fotografias que havíamos apresentado foram tiradas em Junho/07 e aquelas árvores ainda tinham os rebentos em crescimento.
Agora já podemos ver melhor como as copas das árvores já cobrem todo o recinto, destoando aquela que ficou por acabar de limpar, que tem os ramos muito mais altos, a qual convém corrigir, para que também consiga renovar as suas ramagens. .

2 comentários:

  1. Willoughby,
    Pelo que escreves estou certo que não leste as:
    "5 ideias falsas sobre as "podas" radicais ou rolagens."
    indicadas pelos maiores especialistas em árvores no nosso país:

    Ver em: http://antoniopovinho.blogspot.com/2006/02/nas-carvalhas.html

    ResponderEliminar
  2. António,
    Muito embora tenha consultado as "5 ideias falsas" que referiste é certo que jamais teria argumento para contrariar aquelas teorias. Compreendo que elas foram consolidadas em dados científicos e nada há a contradizer.

    Contudo, os ensinamentos que delas podemos colher é que a poda das árvores, sendo feita regular e periodicamente, consegue-se obter o resultado ideal como vem referido. Isso a prática também nos vem indicando. Mas, então, já não era possível dar àquelas árvores as podas ou as limpezas que lhes faltaram em devido tempo, porque elas já tinham crescido.

    Por isso, algum dia, ainda que tardiamente, teriam que ser podadas.
    Felizmente que, alguém de bom senso, neste caso o Nosso Querido Amigo Nascimento, tomou a iniciativa e o trabalho já está a produzir os seus frutos e, estou seguro, irá continuar a dá-los se, a partir de agora, houver maior empenhamento dos respectivos responsáveis.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.