segunda-feira, dezembro 03, 2007

A COMUNIDADE GOESA FESTEJA S. FRANCISCO XAVIER

Biografia
No dia 7 de Abril de 1506, nasce no Castelo-Solar da família Aguarês y Javier o oitavo filho, a que foi dado o nome de Francisco. Seu pai, nobre conceituado do Reino de Navarra, exercera o cargo de embaixador extraordinário junto do Reis Católicos, Fernando e Isabel. A sua familia, rica de bens materiais, de títulos honoríficos e com elevada distinção mantinha junto da população uma excelente reputação, graças à sua generosidade e amizade.
Francisco cresceu assim, junto aos Pirinéus, num ambiente de riqueza e de tradição. Desde cedo mostrou uma aguçada inteligência e uma crescente paixão pelo estudo. Aos 7 anos inicia os seus estudos colegiais em Gandia-Espanha, onde lhe é profetizado um futuro glorioso. Aos 14 anos entra no Colégio de Santa Bárbara, de Paris para completar as disciplinas de filosofia, literatura e humanidades. Foi aqui que aprendeu a fundo as línguas francesa, alemã e italiana.
A Universidade de Paris vê entrar o jovem Francisco aos 18 anos. Forma-se, com distinção, em Latim, Filosofia e Humanidades. Após terminar esta formação, atinge a cátedra em Artes de Engenharia. No colégio de Santa Bárbara, firmou uma forte e íntima amizade com o seu colega Inácio, que entretanto seguia uma carreira militar. Inácio abandona o exército em consequência de um grave acidente e junto a Francisco iniciam um conjunto de exercícios espirituais, imaginados pelo primeiro, com vista ao estudo da doutrina cristã e benefício da Humanidade.
Depois de peregrinação pelos Lugares Santos, ingressam no Seminário de Veneza a 15 de Agosto de 1530, com o propósito de fundarem a milícia dos Filhos de Jesus. Em 24 de Junho de 1536, Francisco Xavier é ordenado sacerdote. Mas a doença começa a atormentá-lo. Por várias vezes tem que se manter acamado e a noticia da anexação de Navarra a Castela deixa-o muito abalado.
Em Portugal, D.João III precisa de uma ordem de evangelizadores que, com a cruz na mão, levem a notícia desta nação de bravos e bons homens, aos recém descobertos povos de além-mar. Solicita ao Papa que lhe sejam destinados alguns Padres Jesuítas, atendendo às suas afamadas técnicas de evangelização. Francisco Xavier acaba por ser o escolhido e com entusiasmo inicia a sua missão.
No Oriente percorre Goa e depois as ilhas de Madrasta, Maçacar, Malaca, Molucas, Amboíne e Moro. As condições de vivência são difíceis, mas as feitorias Portuguesas começas a solidificar após a sua passagem. No Japão continua o seu percurso evangelizador e rapidamente entra nas relações das mais importantes famílias do Império do Sol Nascente. Fracassa no contacto com o Imperador e com o Shogum, que não aceitam os seus intentos religiosos. Segue-se a Etiópia, onde conquista o Imperador e a Imperatriz, movendo-se com facilidade nos círculos de poder da nação.
Mas se no plano religioso não consegue convencer o Imperador do Japão, no plano político é um hábil negociador, abrindo portas aos acordos comerciais com quase todo o Oriente. Fruto da sua inteligência, profunda cultura e hábil dialéctica, o navarro Francisco Xavier notabilizou-se pelo papel de embaixador de Portugal junto de diversas comunidades e nações.
Mas a India era a sua paixão. Doente e cansado retorna a Goa a 6 de Maio de 1551, com 44 anos de idade. É recebido com alegria pela comunidade local, com faustosos festejos pela nobreza local. Dedica os seus últimos tempos de vida ao trabalho no campo humanístico e cultural. As febres infecciosas atacam-no. Visita a Missão de Sancião a 1 de Dezembro de 1552. Está exausto e, algumas horas depois morre, na madrugada de 3 de Dezembro de 1552, numa humilde esteira de vimes abraçado ao crucifixo que o velho amigo Inácio, um dia, lhe tinha oferecido.
Mas há obras que não morrem. Nem os seus obreiros. A 25 de Outubro de 1605, o papa Paulo V beatifica o Padre Francisco Xavier que passa a São Francisco Xavier em 12 de Março de 1622, canonizado pelo papa Gregório XV.
***********************************
S. FRANCISCO JASSU D'AZPILCUETA Y JAVIER
Cronologia
Retirada do livro
"São Francisco Xavier: Luminar da Missionação e das Descobertas Portuguesas (Século XVI)"de Domingos José Soares Rebelo - Alcobaça 1993

1506.04.07 Nasce no Castelo de Xavier, Navarra, Espanha
1515.10.16 É sacudido pela morte do pai D. João de Jasso
1525.10.01 Chega a Paris onde se forma em Filosofia com os graus de Bacharel (1526) e Mestre (1530)
1534.08.15 Faz em Monimarire os votos de pobreza, castidade e ida à Terra Santa
1536.11.15 Parte de Paris a Veneza como peregrino
1537.01.08 Chega a Veneza e se encontra com o Mestre Loiola
1537.04.03 Xavier e seus companheiros recebem em Roma a Benção e a ajuda de 60 Ducados do Papa Paulo III
1537.06.24 Recebe as Ordens Sacras e as de Missa às mãos do Bispo/Arcebispo de Arba
1540.03.16 Parte para Lisboa depois de escolhido pelo seu Superior Inácio de Loiola em substituição de Bobadilha
1540.06.23 Na companhia do Embaixador Português chega a Lisboa, vindo de Roma por via terrestre. Depois com o Pe. Simão Rodrigues vai servir no Hospital de Todos-os-Santos
1540.07.07 Paulo III promulga 4 Breves Papais em nome de
1540.08.02 Xavier: no 1.° designando-o Núncio in Omnibas Portugaliae Conquistis ultra et citra Caput Bonnue Spei; no 2.° concede-lhe amplos poderes para estabelecer e manter a Fé no Oriente; no 3.g recomenda-o a David, Imperador da Etiópia e no 4.° aos Principes e Soberanos da África Oriental, das regiões do MarVermelho e Golfo Pérsico, e das Índias (aquém e além do Rio Ganges)
1541.04.07 Embarca para a Índia com 2 companheiros: Pe. Paulo Camerini (ou Camerte) e Irmão Francisco Mancias (ou Mansilhas)
1541.09.03? Desembarca na Ilha de Moçambique onde durante uns 6 meses exerce o apostolado cristão de caridade para com o próximo
1542.02.27? Deixando seus 2 companheiros, embarca para a Índia via Melinde e Socotorá
1542.05.06 Desembarca em Mormugão, Goa (1.ª Jornada de Evangelização)
1542.10.05 ? Parte para a Costa da Pescaria (2.ª Jornada de Evangelização)
1545.09.25 Desembarca em Malaca (3.ª Jornada de Evangelização)
1546.01.31 Parte para as Molucas (4.ª Jornada de Evangelização)
1549.08.15 Desembarca em Cãgoxima (Kagoshima), Japão (5.ª Jornada de Evangelização)
1552.04.14 Deixa Goa de largada para a China, via Malaca
1552.07.08? Chega a Malaca onde o Governador, despeitado pela escolha de Diogo Pereira como Embaixador, não o deixa partir com Xavier para a China
1552.07.18? Parte a bordo da nau Santa Cruz para Sanchono, China
1552.07.28 Chega à Baía de Cingapura donde escreve suas últimas cartas a D. João III, a Diogo Pereira, ao Vice-Rei das Índias, ao Pe. Gaspar Barzéu e a um pobre e analfabeto neófito japonês de nome João
1552.09.?? Desembarca na Ilha de Sanchoão (China)
1552.11.20 Depois de sofrer uma grave recaída, acolhe-se a bordo da enfermaria da nau Santa Cruz
1552.11.28 Caindo em delírio, sofre vertigens e convulsões perdendo a fala que recupera a 30 do mês
1552.12.01 Deixa a nau Santa Cruz e vai dormir numa esteira dentro duma pobre cabana da Ilha de Sanchoão pertencente ao seu amigo Jorge Álvares
1552.12.02 No meio de todas as privações e muitos sofrimentos morre às 2 horas deste dia (sexta-feira), cumprindo -se à risca o que predissera a Jorge Álvares ("devo morrer na sexta-feira próxima e ainda "morrerei amanhã às duas horas")
1552 De Janeiro a Dezembro deste ano, o Crucifixo do Castelo de Xavier, em Navarra, Espanha, que em todas as sextas-feiras do último ano da vida de Xavier, miraculosamente escorrera sangue, subitamente deixa de derramar sangue após as 2 horas da tarde de 2.12.1552, assinalando o fecho da existência terrena do Glorioso Santo na Ilha de Sanchono, China. Aquele sangue maravilhoso, já coagulado no Crucifixo do Castelo de Xavier é admirado nos nossos dias por uma avalanche de peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo.
*********************************
Túmulo em Velha Goa
O corpo de S. Francisco Xavier está hoje na Basílica do Bom Jesus em Velha Goa. A sua urna é exposta de dez em dez anos publicamente na Sé Catedral. O dia de S. Francisco Xavier celebra-se a 3 de Dezembro de todos os anos. O corpo do santo encontra-se miraculosamente bem conservado, faltando-lhe contudo um braço.
*********************************************
A COMUNIDADE GOESA DO CACÉM CELEBROU A FESTA DO SEU PADROEIRO

Muito embora a Igreja Católica celebre as festividades em louvor de S. Francisco Xavier no dia 3 de Dezembro, esta Comunidade antecipou as suas festas para 2 de Dezembro, por ser Domingo.
Foi uma festa cheia de brilho e muito concorrida. A Igreja do Coração Imaculado de Maria encheu-se de Goeses, que, alegremente, participaram nas singulares cerimónias, presididas pelo Reverendo Padre Rocha.
Alguns dos Versos da Eucaristia foram cantados em CONCANIM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.