Este é o Bairro mais recente de Beijós.
Situado a Sudoeste da Aldeia, fica no limite da freguesia com a de Cabanas de Viriato.
Pode dizer-se que este aglomerado populacional, com meia dúzia de famílias, nasceu da necessidade que os respectivos moradores tiveram de permanecer mais próximo das suas tarefas diárias, entre elas as agrícolas e avícolas.
A maior parte dos seus moradores tiveram ou ainda possuem casa no centro da Aldeia. Todavia, perante as necessidades de permanecerem mais próximo dos seus trabalhos, aliás, como já ficou dito, tiveram que organizar as suas vidas de outra forma, construindo ali outra habitação, passando assim a desfrutar de melhor descanso, quer durante a noite, quer nas horas vagas dos seus trabalhos.
Apesar deste bairro se situar numa zona alta, os terrenos que o circundam são muito produtivos, com abundância de água. O espaço é propício ao desenvolvimento de uma agricultura intensiva.
Quer no Verão quer no Inverno, aqueles terrenos prestam-se para o cultivo das alfaces, cenouras, couves, nabos, tomates, pimentos e etc.
Alguns moradores possuem um circuito de distribuição de todos estes géneros, cujo facto, para garantir o cumprimento dos seus compromissos, lhes impõe maior rigor no desenvolvimento e produção, atempada, dos seus produtos.
Se o trabalho da agricultura não é fácil, quando se desenvolve um cultivo intensivo dos campos, aumenta o sacrifício.
Contudo, a estes agricultores, resta-lhes a consolação de dever cumprido num trabalho que desenvolvem com gosto.
Também é motivador a forma como são valorizados o seu trabalho e os seus produtos, principalmente em Beijós e na vizinha freguesia de Cabanas de Viriato.
Quando, inesperadamente, há necessidade de alfaces ou de outros produtos hortícolas, para os estabelecimentos de restauração, basta uma pequena deslocação de automóvel, mesmo sobre a hora de cozinhar ou preparar os alimentos e logo são servidos directamente do espaço onde os géneros foram plantados/semeados e cresceram. Assim, tudo é servido fresquinho.
Além dos produtos que já foram referidos, a área onde se situa o Bairro é das poucas de Beijós, onde ainda se produz alguma castanha, conforme podemos observar os castanheiros que as fotografias apresentam.
*******************
Recomendamos, especialmente, a visita ao nosso MUSEU VIRTUAL
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.