segunda-feira, fevereiro 18, 2008

BEIJÓS - VISEU » Especialidades Regionais

Há na nossa região especialidades de culinária, principalmente doçaria, únicas em Portugal.
Aqui apresentamos imagens de algumas dessas especialidades:
Bolos:
> Viriato
> Castanha de Ovos
> Pão de Azeite> Pastéis de Feijão
> Pão de Ló
O Bolo de Ló é uma especialidade caseira de Beijós, agora para a Páscoa.
Tradicionalmente, na Semana Santa, principalmente Quinta Feira e Sexta Feira, os fornos de lenha não param. Quase todas as famílias procuram tratar dos seus bolos, para receber os familiares e amigos, em Domingo de Páscoa, depois da Visita Pascal.
Bolas:

> Bola de Vinha d'Álhos
"Bola" > Assim designada, porque a massa, levada ao forno em forma de pão, é batida com a pá de ferro com que ali é colocada, ficando espalmada. Desta forma, consegue cozer muito mais depressa.
> Bola de Cebola:
É uma especialidade muito apreciada na nossa Aldeia. A cebola (em quantidade desejada) é previamente picada para um recipiente. Depois junta-se-lhe azeite q.b.. Quando a massa do pão está levedada e pronta para ir ao forno, num pedaço dessa massa é adicionada a cebola já temperada. Vai para o forno da mesma forma com o restante pão, mas, quando ali é colocada, é batida, como já ficou referido.
> Bola de Sardinha:
Massa do mesmo pão, trabalhada toda da mesma forma. As bolas são a última massa a entrar para o forno. Prepara-se a sardinha, previamente, lavando-se, retirando as escamas e as tripas. Coloca-se depois num pedaço de massa. Essa massa é colocada no forno e batida com a pá, como já dissemos, ficando espalmada.
> Bola de chouriça:
Prepara-se a chouriça (chouriço caseiro de carne), cortada às rodelas ou inteira, é colocada no meio da massa e levada ao forno e tratada como todas as outras, já referido.



_________________________________________________
Um Beijosense, nos últimos tempos, tem vindo a desenvolver a tradição das bolas na Páscoa. Estamos esperançados que ele, apesar de estar ausente, compareça com muita saúde e com muita vontade de dar continuidade à sua tarefa.
________________________
Aconselhamos que continue a visitar, muito especialmente:
> MUSEU VIRTUAL
> GENTES DE BEIJÓS
> DE BEIJÓS A SINTRA
> DE BEIJÓS A ÓBIDOS
> DE BEIJÓS A COIMBRA

2 comentários:

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.