quarta-feira, maio 28, 2008

A CASA QUE TANTO AMO...- Póvoa da Pégada


"UMA CASA COM HISTÓRIA

Esta Casa, que herdei de minha Mãe - Maria da Nazaré Coelho de Figueiredo (n.24.2.1916 f.8.11.2003) casada com José Joaquim Rodrigues (n.16.12.1905 f.27.9.1988)- segundo relato oral de minha Avó materna Amélia dos Anjos Coelho do Amaral (n.2.8.1880 f.23.9.1961) casada com João Fernandes de Figueiredo (n.11.6.1873 f.5.2.1968) - terá sido construída na segunda metade do Século 18. A Casa terá sido, então, habitada pelo casal José Gomes (f.4.7.1811) e Maria Victoria (f.23.4.1845) pais de minha Trisavó Ana Bernarda que casou em 16.1.1831 e aí continuou a viver com o marido António Coelho Abrantes (anteriormente estivera casado com Maria Margarida (Tavares) Peixoto da Silva com quem vivia em Beijós).
Deste casal nasceu minha Bisavó Maria da Nazaré Coelho de Moura (f. ca 1908) que veio a casar com meu Bisavô Agostinho Coelho do Amaral (n.23.3.1837 f.18.9.1924)e que, entre outros, tiveram como descendentes a minha Avó Amélia (acima referida) e também os Padres Filipe Coelho do Amaral e Júlio Coelho do Amaral (n.10.5.1866 f.13.10.1953).
Esta Casa, que considero como o Santuário da nossa família, está cheia de recordações da minha infância e adolescência, e estamos agora a proceder à sua recuperação para que as gerações futuras possam recordar as Raízes e Memórias da família e dos nossos antepassados. (...)
Poderia escrever muito mais mas deixo estas breves notas para confirmar que se trata efectivamente de UMA CASA COM HISTÓRIA.

Júlio Joaquim Coelho de Figueiredo Rodrigues

12/Abr/2008 22:49:00"
***********
Perante a descrição da História da Casa, cuja imagem reproduzimos, não podemos deixar de trazer à primeira página um excerto do comentário do Nosso Querido Amigo DR. JÚLIO J.C.de F. RODRIGUES esperançados de que ele, seguramente, irá gostar.
Nem sempre conseguimos relatos tão valiosos como este que ele nos apresentou, digno de ser do conhecimento público, para que possa constar na História daquela Casa que, pelo que concluimos, ele tanto Ama...
Os nossos reconhecidos agradecimentos, por tão valioso contributo que trouxe ao BEIJÓS*CINCO ALDEIAS.

1 comentário:

  1. Fico muito grato ao meu primo e Padrinho Dr. Julio Joaquim Coelho de Figueiredo Rodrigues pela extensa pesquisa que tem feito sobre a historia da nossa familia. Este post e' um excelente exemplo desse trabalho.

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.