domingo, junho 29, 2008

FESTAS DE S. JOÃO BAPTISTA DE BEIJÓS - TRADIÇÃO DOS JARDINS NOS VASOS

A tradição dos assaltos aos jardins alheios, na calada da noite de S. João, de 23 para 24 de Junho, é uma tradição que se esbateu no tempo e foi mais uma vez celebrada em 2008.
Não há registos do seu início, mas tudo leva a crer que tenha décadas ou centenas de anos de existência, na nossa Aldeia.
Quando Beijós cai no total silêncio da noite, porque os moradores entraram no período do seu merecido descanso, alguns jovens, os mais arrojados, percorrem as ruas da Aldeia, vão de quintal em quintal, de varanda em varanda, de jardim em jardim, à procura de vasos com flores ou plantas ornamentais, para expor no lugar mais movimentado da Aldeia.
Outrora, há dezenas de anos, enfeitavam somente todos os fontanários de Beijós.


Nos últimos tempos, acertadamente, colocam todos os vasos nas guardas da Ponte do Povo, o local mais central e mais movimentado da Aldeia, para que toda a população admire as mais diversas floreiras que os jovens conseguiram recolher e expor.
Normalmente, os proprietários desses vasos ajardinados não os levantam daquele local, sem que a Procissão de S. João se realize e passe por ali. Só depois são retirados.









O capricho dos jovens consegue vencer o receio de serem vistos ou descobertos, pelos proprietários dos jardins.
Antecipadamente, procuram inteirar-se do meio de transporte disponível, para levar os vasos até à ponte.
Não podem utilizar carro ruidoso.
Por isso estão excluidos veículos a motor.
Vale sempre a carroça outrora puxada pelo burro, agora obsoleta, perante o aparecimento de modernos tractores agrícolas, ou um qualquer carro de mão que o proprietário, por esquecimento, não guardou devidamente. Meios esses que depois, depois da distribuição dos vasos das flores, são exibidos como troféus, nos locais mais inacessíveis, como o é este poste da iluminação pública, que pelos jovens teve que ser escalado.


Nessa noite, os proprietários dos jardins, para que os seus vasos lhe não sejam retirados dos locais onde habitualmente os depositam, procuram guardá-los em local fechado.
Outros preferem passar a noite de vela, a fazer a vigilância ao seu jardim.
































Há imensa variedade de flores, também como diversificada qualidade de vasos. Concluimos que para os Beijosenses tudo serve para vaso, designadamente os blocos de cimento, gamelas de carros de mão, asados de barro, poceiros ou cabanejos de plástico... etc.

Apesar de ser notório algum descontentamento de alguns Beijosenses, por terem que ir levantar o seu jardim no local onde estiver, na Ponte, depois de o reconhecerem, não há dúvida que, na manhã do dia 24 de Junho, é o momento em que as guardas da Ponte estão mais bonitas, com tantas flores.

Apesar de tudo, ainda que com repúdio de muitos, vai-se mantendo, em Beijós, esta forma de realçar as festas de S. João Baptista.

CRIAÇÃO DE CONCURSO
Há necessidade de preservar estes usos e costumes da nossa Terra, por forma a atrair alguns visitantes e, quem sabe, até aliciar algum turismo, por isso, será urgente que a Junta de Freguesia de Beijós ou a respectiva comissão das festas regularizem definitivamente esta tradição.

Vai chegando o momento de chamar todos os Beijosenses a serem participativos neste tipo de actividades.
O desvio clandestino dos jardins, contra a vontade de muitos proprietários, terá que, forçosamente, ser substituido por um concurso de vasos de flores.
A partir do momento em que seja publicitado um prémio para os melhores dez/vinte vasos que os respectivos proprietários, voluntariamente, depositarem na Ponte, não faltará quem se esmere a tratar dos jardins, para expor e submeter a concurso.
Ainda que os jovens deixem de ter as aventuras que lhes proporcionam alguma adrenalina, Beijós vai lucrar com a exposição de flores, pelo menos uma vez no ano, que poderá ser admirada por todos os residentes e pelos visitantes.
Além disso iremos ver na nossa Aldeia jardins muito mais tratados e muito mais bonitos.

Esperamos que esta ideia germine e dê os seus frutos, brevemente. Vamos torcer por isso.

2 comentários:

  1. Pelos vistos o amigo Amaral está de volta e de saúde. Que tradição tão original esta que os jovens de Beijós resolveram recriar. Tão bem decorada e florida ficou a sua terra. E a imaginação de porem os meios de transporte em sitios tão fora do normal.
    Gostei.

    ResponderEliminar
  2. Eatava linda a ponte.
    Não sei é se foi o meu irmão que pôs o mome no vaso!!!!!!!
    Concordo intaramente consigo, para quando o prémio da flor mais bonita?

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.