domingo, dezembro 14, 2008

BAIRROS DE BEIJÓS - Vale da Loba



Vale da Loba é um Bairro de Beijós, situado na encosta Poente dos Outeiros dos Castelos e da Cadina. Foi sempre um dos bairros mais populosos da Aldeia. Dado que, outrora, servia de passagem somente para as propriedades agrícolas, não tinha saída para outras localidades, o comércio era pouco.

Destacamos nos anos 20/80 do Século XX, o estabelecimento de taberna, mercearia, armazéns de adubos, sulfatos, materiais de construção, pesticidas sal e produtos petrolíferos, do Querido e Saudoso Amigo, João Marques Almeida. Este nosso conterrâneo conseguia coordenar o seu comércio com o trabalho na agricultura, e com os serviços de dois automóveis de aluguer. Durante dezenas de anos foi o único comércio deste bairro. 

Entretanto, aquele comércio encerrou e foi substituido pelo Supermercado Loureiro. 
Naquela parte, agora, Beijós  já possui Peixaria, padaria, Café e loja de artigos variados de multiusos. 

Os acessos também melhoraram muito e da Rua do Vale da Loba, actual Rua Miguel Bombarda, que parte da Ponte sobre a Ribeira do Centro da Aldeia, para Poente, através da Ponte da Ribeira do Redondo, foi aberta a ligação à Aldeia de "Penedo", que dista cerca de 03 Km.
Nos anos 50/60 do Século passado, perante as dificuldades de abastecimento de água nos chafarizes públicos, a Junta de Freguesia, então, presidida pelo Nosso Querido e Saudoso Amigo António da Silveira Coelho de Moura, mandou abrir um poço no início da Rua do Vale da Bica, onde foi colocada uma bomba, para extrair a água. Muito embora se lá mantenha a bomba, o poço foi arrasado, porque, com o abastecimento de água ao domicílio, deixou de se justificar. 

A partir de então, as populações daquele bairro e as dos outeiros dexaram de ir buscar a água ao chafariz ou à fonte junto da ponte do povo. 

Nos últimos tempos, a Junta de Freguesia, presidida pelo Nosso Querido Amigo, António Artur Pais dos Santos, foram feitos vários melhoramentos neste Bairro, designadamente, foi construido o Parque Infantil "António Almeida", cujo espaço foi doado e preparado pelo Nosso Querido Amigo, Comandante,  António Abrantes Almeida.
 Foi adquirido e restaurado o Forno comunitário. Este forno, que fora da família do Saudoso Amigo, António do Ricardo, ainda que propriedade privada, foi,  durante décadas,  usado por todos os habitantes do bairro, para cozerem ali o seu pão. 







Em boa hora a Junta de Freguesia tomou essa decisão, porquanto conseguiu preservar um bem com muita história e que continua, agora com maior valia, porque é público, a proporcionar o seu uso às populações.

Também foi construido o Bairro Social, para famílias mais carenciadas da Aldeia, cujas habitações ocuparam uma parte do Olival das Mestras, na Rua do Riberinho. 

Poderemos dizer que o Bairro do Vale da Loba, além dos melhoramentos que teve, expandiu-se para Poente, criando novos Bairros em  seu redor, de que, oportunamente, iremos falar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.