sábado, dezembro 20, 2008

DE BEIJÓS > A ANGOLA - Presidência da OPEP

Angola assume presidência da OPEP em JaneiroImprimirE-mail
Fonte: Angola Press - Editado por AD   
Friday, 19 December 2008
ImageA República de Angola vai assumir a presidência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em Janeiro de 2009, embora a passagem formal do testemunho tenha sido feita quarta-feira, em Oran, na Argélia.

A informação foi dada pelo ministro angolano dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos, quando, no final da 151.ª conferência da Opep, falava sobre os aspectos analisados na reunião que durou oito horas.

“Isto deve-se as regras seguidas pela organização nesses casos”, disse o próximo presidente da organização por Angola, que terá o Equador na vice-presidência.

No quadro da sua política de redução gradual da produção para elevar o preço do petróleo, o governante informou que o cartel vai proceder a mais um corte, desta vez, de dois milhões e 200 barris/dia, a partir de 1 de Janeiro de 2009.

Referiu que os membros da Opep estão empenhados em atingir um ponto de equilíbrio em que o mercado possa reagir favoravelmente e chegar a um preço que satisfaça a todos.

Segundo afirmou, a organização tem vindo a reunir desde o mês de Setembro deste ano. Em Outubro os membros concordaram um corte na produção diária na ordem de 1, 5 barris/dia.
No total, disse, o cartel propõe-se em reduzir a sua produção para 4 milhões e 200 mil barris/dia.

Nesse processo, segundo o ministro dos Petróleos, Angola que já tinha um corte de 1 milhão e 900 mil barris por dia, vai reduzir ainda mais, na sua produção diária, 99 mil até final deste ano.

O governante realçou que, em função da nova realidade, Angola vai reduzir, na sua produção quotidiana, 145 mil barris, totalizando uma média diária de 244 mil barris.

Com base nesse quadro, disse que a nível do país vai ser feito um ajuste com a Sonangol (Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola) e companhias parceiras para estabelecer um plano de produção que corresponda aos compromissos assumidos com a organização.

As reservas petrolíferas de Angola estão estimadas em 12,5 mil milhões de barris. Em 2007, o sector petrolífero do país representou 90 por cento das exportações e metade do PIB (Produto Interno Bruto), sendo responsável por 80 por cento das suas receitas.

Última Actualização ( Friday, 19 December 2008 )
*********************************************************
Angola define 70 dólares como objectivo da OPEP para preço do barrilImprimirE-mail
Fonte: Jornal de Angola - Editado por AD   
Wednesday, 17 December 2008
ImageAngola, que assume hoje, quarta-feira, a presidência da Oganização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), define os 70 dólares como objectivo mínimo para o preço do barril de petróleo, cerca de um terço acima da cotação actual.

Para inverter a tendência de descida do preço, afirmou o ministro angolano do Petróleo, Botelho de Vasconcelos, será necessário um novo corte de produção, que pode atingir os dois milhões de barris diários.

"Não sabemos ainda quanto vai ser cortado, possivelmente ficará entre 1,5 a 2 milhões de barris/dia, dependendo da concertação entre os países membros", afirmou o ministro angolano, citado pela Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
"É consensual entre os países-membros que um preço de 70 a 75 dólares por barril é satisfatório", adiantou.

O cartel petrolífero, que representa cerca de 40 por cento da produção petrolífera mundial, reúne-se extraordinariamente esta quarta-feira em Orão, Argélia.
O preço do barril de petróleo está 70 por cento abaixo do recorde de Julho deste ano, 147,27 dólares.

Na segunda-feira, o preço barril tocou nos 50 dólares, depois de o secretário-geral da OPEP ter afirmado que é necessário um corte "bastante grande" da produção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.