Esta ponte, antiquíssima, "...tudo leva a crer que seja de construção romana" (p. 91 da Obra Carregal no Coração da Beira, de Hermínio da Cunha Marques).
Realmente, como podemos observar, esta ponte, sita no lugar do Redondo, Bairro da Tapada, limites do Vale da Loba, em Beijós, é de uma solidez invulgar.
Suporta bem o peso de todo o tipo de veículos.
Há bem pouco tempo, por motivos de obras na Ponte do Pisão, que serve a Estrada Nacional 337, no desvio de trânsito, os veículos de qualquer tonelagem passaram por este local.
Com o decorrer dos tempos, perante a evolução dos transportes, foi sofrendo algumas alterações, para actualização, mas o seu traçado inicial sempre se manteve. Dada a sua robustez, nunca foram notados quaisquer problemas na estrutura dos seus arcos, construídos em granito, com pedras muito grandes, como podemos observar.
Actualmente serve também, directamente, a Estrada do Penedo, Aldeia do concelho de Tondela, que dista cerca de 3 Km, de Beijós.
Esta Ponte é um tesouro que, além da sua utilidade no desenvolvimento da região, muito valoriza o património Beijosense.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.