segunda-feira, maio 04, 2009

BEIJÓS > FESTA DE S. JOÃO BAPTISTA 2009

2009.JUN.24 - Dia de S. João Baptista

Beijós vai engalanar-se para celebrar a Festa Religiosa do seu Padroeiro.
As Festas de S. João Baptista de Beijós estão a ser programadas num ambiente acolhedor, para todos os Beijosenses.
As dúvidas que persistiam, para que a Festa se realizasse, parecem estar dissipadas. Um das condições essenciais seria a respectiva Procissão (inesperadamente, alterada em 2008) voltar ao percurso de outrora, por onde passava há cerca de 50 anos.
Os Mordomos conseguiram convencer o Reverendo Padre Valmor a deixar que aquela parte essencial da Festa seguisse pelo Cerradinho.
Ultrapassado este diferendo, os Mordomos, os Nossos Queridos Amigos João Ferrão, Armindo Loureiro, António Bernardo Pais e João Moreira, reuniram-se e, no Domingo de Páscoa, saíram à rua a fazer os primeiros contactos aos Beijosenses não residentes, para colaborarem na realização da festa.
Gostámos da forma como estes nossos amigos se apresentaram, unidos e animados em levar por diante a melhor festa religiosa de Beijós.
Ainda não tinham programas, mas eles não tardarão a ser devidamente difundidos.
Uma coisa já é certa, no dia 23 de Junho, à tarde e à noite vamos ter a habitual festa com tremoços, vinho do Dão, Sardinhas e febras na brasa.
Pela forma como já fomos convidados pessoalmente, as tradições vão manter-se.
*****
Uma vez que a festa é do Povo, é de todos os Beijosenses, vamos ser generosos para que possamos orgulhar-nos em manter bem vivas as Tradições.
Deixamos os Nossos Parabéns a estes Queridos Amigos, formulando os melhores votos de que sejam bem sucedidos e de que consigam representar bem todos os Beijosenses.
Muita Saúde, para que também possam ter sorte.
*****
SUGESTÕES PARA MINIMIZAR OS VÁRIOS PROBLEMAS QUE TÊM SURGIDO:
A alteração do percurso em 2008, contra a vontade dos respectivos Mordomos, trouxe alguma tristeza aos Beijosenses.
Todavia, perante os argumentos então apresentados, entre eles o de que "o percurso é demasiado longo, quer para o público quer para a Banda Filarmónica", foram pensadas algumas soluções.
Designadamente:
1. "- Colocar os andores sobre atrelados de tractores ou carrinhas, enfeitá-los devidamente, com cenário a condizer com as dimensões dos transportes".
2. "- Colocar também o Palio, os respectivos colaboradores e o Reverendo Padre, na carroçaria de uma carrinha/tractor, também ornamentada".
3. " - A Banda Filarmónica também poderá ser colocada numa carroçaria de outra carrinha/tractor, com os enfeites adequados ".
»»» Ainda que o público acompanhe a pé, para quem tenha que desempenhar tarefas, a procissão tonar-se-á muito mais fácil e será um bom pretexto para que os Beijosenses se esmerem mais na preparação deste cortejo que, seguramente, irá passar a atrair muito mais gente, e gerará também mais receitas, que nunca serão de mais.
»»» Têm sido apresentadas algumas dificuldades em encontrar Banda Filarmónica, sempre que o dia 24 de Junho coincide com um dia de semana, porque a maior parte dos seus membros está empregada e não pode deixar os seus empregos.
4. " - Os Beijosenses terão que começar a pensar em Celebrar a Festa de S. João, no fim de semana a seguir ao respectivo dia, quando coincida com o meio da semana ".
5. " - Já agora, também sugerimos a todos os Beijosenses que residam no percurso da Procissão que coloquem colchas coloridas, aliás como sempre foi hábito, nas suas varandas e janelas.
Isto é uma expressão de brio pessoal e de respeito pelo acto religioso.
Também se aprova o habitual tapete de flores nas ruas.
Na falta de flores, ainda que isso acarrete alguma despesa, poder-se-á fazer o tapete com serradura colorida".
6. " - Vamos ver como se vão comportar os moradores de cada Bairro com a colocação dos tradicionais repuxos".
7. " - Não ficará nada mal que a Junta de Freguesia e as diversas Associações (desportivas e outras), de Beijós, Pardieiros, Póvoa da Pegada e Póvoa de Lisboa se façam representar, exibindo as respectivas bandeiras. Isto será uma forma de unir todos os Beijosenses. Isto irá, logicamente, exigir a representação da Junta de Freguesia e das Associações de Beijós nas festas das outras Aldeias, mas é bonito ".

Deixamos as sugestões, para fazer crescer o orgulho e o voluntariado dos Beijosenses.

2 comentários:

  1. Há sacrifícios que são recompensados com algumas palavras de conforto...
    Estou certo que esse carinho não irá faltar...
    Força!

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.