quinta-feira, julho 30, 2009

BEIJÓS E AS RUÍNAS DO BAIRRO DO OUTEIRO DOS CASTELOS


AS RUÍNAS DO BAIRRO DO OUTEIRO DOS CASTELOS


Pela Páscoa de 2009 subimos ao Outeiro dos Castelos para, dali, apreciar a paisagem sobre Beijós.

Há 50 anos, aquele Bairro era habitado por humildes agricultores, a maior parte dos quais trabalhavam no seu dia-à-dia nos terrenos por conta dos respectivos proprietários.

Os antigos moradores daquela parte de Beijós já faleceram. Os herdeiros procuraram outros lugares para construírem casas novas e o Bairro do Castelo ficou abandonado. Parte das casas estão devolutas, sem telhado, conservam-se somente as paredes de granito.

Os acesso são péssimos. Ninguém ali pode chegar de automóvel, mas é uma pena que as Autarquias tenham estado a autorizar a construção de prédios novos naquela zona. Como vimos, os novos edifícios estão a destoar dos históricos casebres que ainda por lá existem. Não tem havido a devida preocupação em preservar o traçado histórico daquele Bairro.

Agora está habitado somente pelas famílias:

> Borges;
> Cortês;
> Almeida;
> Loureiro Augusto;
> Veloso;
> Silva;

Além da degradação dos prédios, constatámos a existência das habituais lixeiras, um pouco por todo o lado. Alguns moradores não se preocupam em preservar o casario e o pior é que ainda se propõem a vandalizá-lo.

Estamos convictos que a Junta de Freguesia de Beijós irá empenhar-se na recuperação do casario e dar àquele espaço o destino que bem merece, ainda que seja para, de alguma forma, poder atrair alguns visitantes.

Vai sendo tempo de as Autarquias elaborarem um projecto condigno para aquela área, que certamente já fará parte do respectivo PDM, com vista à sua recuperação, reconvertendo - a num espaço de lazer e de passeio turístico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.