quarta-feira, outubro 07, 2009

BEIJÓS > CÁRITAS PAROQUIAL > A CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO II


(...//...)
« A PRIMEIRA SEDE DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS

> Foi no Rés-do-Chão deste edifício, residência Paroquial de Beijós, que, depois de algumas obras de restauro, custeadas pelo Episcopado de Colónia - Alemanha, que, então, enviou o dinheiro para a Fábrica da Igreja, e promovidas pelo Nosso Querido Amigo, AGOSTINHO MARQUES DO NASCIMENTO, assim, ele conseguiu, no ano de 1988, o espaço que desejava para que a Cáritas pudesse apoiar os Beijosenses mais necessitados.

> DADOS OS PRIMEIROS PASSOS IMPUNHA-SE EMPURRAR E MOVER A MÁQUINA
Quantos sacrifícios ele teve que suportar?
Como tudo na vida, os primeiros passos são sempre dados com muitas dificuldades.
Tinha o espaço, faltaria o apoio de alguém para empurrar a obra que ele tinha projectado. Em primeiro de tudo, ele sempre contou com o apoio da família, que o manteve sempre entusiasmado no percurso que tinha iniciado. Mas, na hora da verdade, no momento em que foram necessários os préstimos da esposa, abraçando também a mesma causa da solidariedade humana, não hesitou e, motivada, ignorando os sacrifícios, apresentou - se a tratar da lida deste nova casa.
A Nossa Querida Amiga, MARIA ISABEL C. FERNANDES NASCIMENTO, servindo-se dos seus bens materiais, como fogão e louças, ela, dedicada cozinheira a tempo inteiro, passou a confeccionar as refeições, para os utentes que, entretanto, se foram apresentando.
> ALÉM DAS REFEIÇÕES E DO CALOR HUMANO, OS BENEFÍCIOS PARA OS FAMILIARES DOS UTENTES
Assim, as pessoas mais necessitadas, passaram a contar com espaço para conviver e onde lhe eram servidas a respectivas refeições.
A Cáritas Paroquial também passou a dispensar o calor humano que aqueles Beijosenses tanto necessitavam, enquanto os seus familiares, activos, se encontravam nos empregos ou nas tarefas dos campos agrícolas.
Assim, a Cáritas além do apoio directo que passou a dar aos mais idosos, também conseguiu maior tranquilidade para os familiares que tinham a responsabilidade de zelar pelo bem estar dos ascendentes ou de outros familiares.
> CARINHO DOS BEIJOSENSES PERANTE A CÁRITAS
Jamais poderiamos esquecer os muitos Beijosenses que acarinharam a feliz ideia do Nosso Amigo Nascimento.
Quantos, com forte espírito de colaboração, passando à porta da, então, Sede da Cáritas Paroquial, aquando do regresso dos campos, entregavam e entregam as batatas, as hortaliças, outros legumes e frutas, por eles cultivados.
Estes gestos também fortaleceram a vontade do Amigo Nascimento, da Família e das pessoas que, voluntaria e gratuitamente, nos primeiros tempos, se disponibilizaram para trabalhar na Cáritas.
> OFICIALIZAÇÃO DA CÁRITAS PAROQUIAL DE BEIJÓS
A parte administrativa da Cáritas Paroquial de Beijós também passava a ser um necessidade, porquanto tornava-se premente oficializar a instituição.
O Nosso Querido Amigo Nascimento de tudo isso estava ciente e, uma vez que criou o espaço físico, tudo dependia dele para que a Cáritas de Beijós fosse realmente uma instituição Oficial de
Solidariedade Social.
> O Querido Amigo Nascimento, perante as exigências das entidades Oficiais, desenvolveu o primeiro projecto do Estatuto para a Cáritas, em 17 de Maio de 1987.
> DÁDIVAS VINDAS DA ALEMANHA
Ainda que não houvesse o espaço físico, devidamente preparado, a Cáritas Paroquial de Beijós, que existia ainda quase em sonho, depois de se ter dado a primeira transferência de roupas de Lisboa para Beijós, vindas em camião da Alemanha, de que já falámos, continuou a receber as roupas directamente daquele País. Estes bens eram guardados nas instalações paroquiais, de onde eram distribuidas pelos mais necessitados da freguesia e das freguesias vizinhas, do concelho de Carregal do Sal e outras de outros concelhos principalmente do Ditrito de Viseu.
Depois das roupas, a Alemanha tem enviado outro material, algum dele a título de empréstimo, para a apoiar as populações Portuguesas, a nível Nacional, tendo como seu representante e respectivo responsável o nosso Conterrâneo Nascimento. Entre os bens que têm chegado à Cáritas Paroquial de Beijós, além das roupas, destacamos: Cadeiras de rodas e camas ortopédicas.
> CONSTITUIÇÃO DA DIRECÇÃO
O Nosso Querido e Saudoso Padre AGOSTINHO DA CUNHA NETO, com o desenvolvimento do processo para a criação da Cáritas foi nomeado oficialmente o primeiro Presidente da Direcção.
Para Vice-Presidente foi nomeado o Nosso Querido Amigo Nascimento, que assim teve possibilidades de manter o contacto permanente com a Alemanha, de onde Beijós tem recebido os maiores apoios.
> RECONHECIMENTO PELO TRABALHO
O Nosso Querido Amigo Agostinho Nascimento tudo tem feito para merecer o apoio e admiração dos Beijosenses, o que, por mérito próprio, tem conseguido. Dotado de esmerada educação, humilde, honesto, leal e de fácil relacionamento humano, empenhado com afinco na criação da Cáritas sempre revelou muita facilidade e tem conseguido manter um amistoso contacto com o Episcopado de Colónia-Alemanha e com as Associações de emigrantes Portugueses naquela cidade e País.


> A sua postura leal e honesta perante os seus interlocutores Alemães, entre 1979 e 1999, mereceu público reconhecimento, conforme vem demonstrado no quadro desta foto.






O trabalho que tem desenvolvido pela Cáritas de Beijós também foi igualmente realçado, conforme podemos observar neste outro quadro.






BEIJÓS*CINCO ALDEIAS, que irá continuar a desenvolver a História da Cáritas Paroquial de Beijós, também apresenta os sinceros parabéns ao nosso Querido Amigo AGOSTINHO NASCIMENTO, por tudo o que, tão dignamente, ele tem feito em prol da Solidariedade Social em Beijós, com votos de que tenha muita saúde para poder concretizar todas as tarefas que projectou para o desenvolvimento da nossa Aldeia.
(...//...)

4 comentários:

  1. Muitos parabéns ao Amigo Agostinho do Nascimento.
    Tem sido um dos Beijosenses que mais se tem empenhado no desenvolvimento de Beijós.
    Com um Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!Pelo que tenho visto no blogue,acho que Beijós merece.Força e continuem a desenvolver Beijós :)

    Cumprimentos sinceros
    Lena
    da Aldeia

    P.S.:alguém viu o Willoughby por aí? Tem um mail para ver.Afim de receber o seu prémio da Blogagem de Setembro,tem de nos mandar os seus dados.Obrigado :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Helena Teixeira

    Seja bem vinda a este Blogue.
    Esperamos que os assuntos aqui tratados sejam do seu inteiro agrado.
    Sempre que tenha possíbilidades passe por aqui, a casa é sua.
    Obrigado pela visita.

    Quanto ao Willoughby pelo que sabemos anda muito atarefado algures por este País. Já tomou conhecimento do que lhe está a ser pedido. Oportunamente comunicará.

    Os nosso melhores cumprimentos também.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado :)
    Sempre que puder e o tempo permitir,virei dar uma volta virtual até Beijós.Muito giro o post sobre cartões de visita/telegramas...Fez-me pensar que ainda faço bem em manter a escrita e mandar todos os anos montes de postais no Natal.É o meu ritual natalício :)
    Jocas gordas e boa semana
    Lena

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.