terça-feira, janeiro 26, 2010

ILUSTRES BEIJOSENSES - Memórias do Reverendo Padre Alfredo Abrantes



FOMOS PESQUISAR OS PASSOS DO REVERENDO PADRE ALFREDO DE MELO ABRANTES COUTO DE BEIJÓS
















O REVERENDO PADRE ALFREDO DE MELO ABRANTES COUTO,desde a sua ordenação até falecer, foi o Prior de Buarcos - Figueira da Foz.

Nasceu em Beijós no dia 20 de Abril de 1901.
Filho de António Abrantes Couto, de Beijós, e de Ana do Sacramento Gouveia e Melo Abrantes, da vizinha aldeia de Penedo, concelho de Tondela.
O pai do Reverendo Padre era tio-avô (irmão da avó paterna) do Nosso Amigo Manuel Abrantes Pexim.

Faleceu em 22 de Maio de 1991. Está sepultado no mesmo espaço onde já jaziam os pais, no Cemitério Paroquial de Beijós (Sepult. nº. 1).
Sabemos que ele foi proprietário do prédio n.º 15, da Rua Afonso Costa (Rua da Igreja), em Beijós, em cuja casa, com os seus pais, passava as suas férias ou alguns dias de descanso.
Sempre que se deslocava a Beijós, no tempo de Reverendo Padre Quintão, fazia questão de celebrar Missa na Igreja Paroquial da nossa Aldeia, onde as Gentes da Paróquia lhe retribuíam a sua natural simpatia.

Procurámos saber um pouco deste nosso conterrâneo.
Passámos pela Paróquia onde exerceu o seu Sacerdócio.
Animámo-nos quando as pessoas, carinhosamente, nos falaram do Reverendo Padre Abrantes, como era tratado e apurámos que se dedicara de alma e coração aos seus paroquianos.

Mas quisemos saber mais sobre alguns dos seus passos no desempenho das suas funções. Fomos até Tavarede, outra Paróquia da Figueira da Foz, pesquisámos, e aqui vimos:
TAVAREDE
"... Os meses de Novembro e Dezembro de 1938 foram férteis em comunicados de defesa, de ataque e, até, de questões que, na verdade, nada tinham com o problema, pois alguns foram meros ataques pessoais. Como recordação fica o nome dos dois principais intervenientes nesta longa polémica: em “O Dever”, que defendia a venda a um particular, o padre Alfredo de Melo Abrantes Couto, prior de Buarcos e encarregado temporariamente da paróquia de Tavarede, e em “O Figueirense”, em nome da Comissão Organizadora, esteve Belarmino Pedro.
Conheci relativamente bem os dois. Posso adiantar que, durante os poucos anos que o padre Abrantes Couto foi responsável pela paróquia de Tavarede, não teve vida nada fácil. Queixava-se, bastante, que o parco rendimento que aqui tirava, nem de longe nem de perto compensava o seu trabalho. Belarmino Pedro, que posteriormente integrou a redacção do jornal “A Voz da Figueira”, foi interveniente em várias polémicas com pessoas ou sobre assuntos da nossa terra, algumas, igualmente, bastante violentas...".
NO SEMINÁRIO DA FIGUEIRA DA FOZ:
»» Exerceu as funções de professor, nos anos lectivos:
1949/1950
1950/1951
1957/1958
1958/1959
1959/1960
1960/1961
1961/1962
1962/1963
1963/1964
1964/1965
1965/1966
1966/1967
Um dos Antigos Alunos do Seminário, aqui, ainda recorda:
«ABRANTES»
"... há um padre que não esqueço nunca, porque guardo no punho para toda a vida o resultado - o padre Abrantes de Buarcos.
(...) Nas aulas de Religião e Moral (...) o padre Abrantes sai lá de cima com a cana da Índia apontada à minha cabeça, que eu parecia que via o diabo a chegar-se a mim. Pensava eu que talvez fosse para o Pena (foi pena!), mas fui eu que apanhei aquela vergastada, que só não me rachou a cabeça porque me defendi com o punho.
Ainda hoje o sítio está marcado, porque nunca mais me nasceu pêlo naquele local.
Que Deus o tenha em descanso!» (AS)" .
**********************************
CURIOSIDADES:
No dia 26 de Maio de 2009, Beijós XXI difundiu uma mensagem onde apresentava a fotografia que, por nos parecer oportuno, tomámos a liberdade de reproduzir por crermos que, o segundo Padre contando da nossa esquerda para a direita, será o falecido Padre Alfredo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.