segunda-feira, julho 05, 2010

BEIJÓS E OS JARDINS DE SÃO JOÃO 2010 - II

240722JUN2010 - A ANSIEDADE PARA VER AS SURPRESAS DA MANHÃ

Depois de um convívio até cerca das 01;30 da madrugada do dia 24.06.2010, refizemos um pouco do nosso descanso, mas de "repelão", porque as festas nos obrigavam a dormir a correr, tivemos que passar logo cedo, antes que os respectivos donos iniciassem a tarefa de recolher os seus jardins, para colher as imagens do JARDIM DE SÃO JOÃO, sobre as guardas da ponte do centro da Aldeia e em volta dos chafarizes.
Já não fomos os primeiros a chegar.
Alguns certamente terão dormido por ali durante a noite.
Demos conta que, comparativamente com os jardins de outras épocas, para muitos já mesmo remotas dos anos 20 / 60 do Século XX, este Jardim de São João vai ficando cada vez mais pobre.
Outrora, as pessoas esqueciam-se com facilidade destas tradições de que, pela calada da noite, desconhecidos iriam de rua em rua, de porta em porta, e furtavam os vasos que encontravam exposto nas varandas, nas sacadas ou nos logradouros dos prédios e não se preocupavam em os recolher. Então, havia tantos jardins expostos que até dava para escolher os vasos que tivessem as mais bonitas flores, que eram colocados em volta dos chafarizes da aldeia, os quais, uma vez por ano, ficavam maravilhosamente ornamentados.
Hoje, as pessoas já estão mais atentas e, durante a tarde do dia 23 de Junho de 2010, demos conta que muitas pessoas estavam a recolher os seus vasos para que lhes não fossem furtados.
Por isso, aqueles desconhecidos que, este ano, pela calada da noite, já no final dos convívios, se esforçaram por manter a tradição, não terão tido tarefa fácil, para furtar alguma coisa que desse nas vistas.
Por tal motivo vemos que estes jardins ficaram muito pobres. Não há vasos nem flores que prestem.
Enfim!
É o que há, mas temos esperança de que, brevemente, como já opinamos, esta tradição irá ser oficializada e até os melhores e os mais bonitos vasos irão ser postos a concurso. É uma das nossas lutas e estamos em crer que irá ser tarefa para as autarquias, para atrair mais forasteiros a Beijós, no dia de São João.
Vamos ser pacientes em esperar!
Apesar de os jardins de São João terem sido pobres este ano, damos os nossos parabéns a todos aqueles, mais mulheres que homens segundo consta, que se sacrificaram para manter esta tradição.
Bem-hajam por teimarem em a preservar.
Vejamos os jardins de 2010:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.