quinta-feira, junho 03, 2010

DIA DE CORPO DE DEUS

2010.JUN.03 - CORPUS CHRISTI - CORPO DE DEUS

O dia de Corpo de Deus é uma exultação popular à Eucaristia, instituída por Jesus Cristo com a Última Ceia, em Quinta Feira Santa.
"Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos dizendo: «Tomai, comei: Isto é o meu corpo.»
Em seguida, tomou um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos. Porque este é o meu sangue, sangue da Aliança, que vai ser derramado por muitos, para perdão dos pecados.»" - (Mat. 26, 26-28).

Celebra-se no 60º dia depois da Páscoa e forçosamente uma quinta-feira, a seguir ao Domingo da Santíssima Trindade.

Começou a ser celebrado em 1246, na cidade de Liège - Bélgica. Esta celebração foi alargada a toda a Igreja Católica, em 1264, pelo Papa Urbano IV.
Chegou a Portugal provavelmente nos finais do Século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Deus.

CELEBRAÇÕES EM PORTUGAL
Nas Celebrações Religiosas no nosso País organizam-se Missas e Procissões.
Como os Reis passavam por cima de tapetes, as pessoas preparam o caminho por onde a Hóstia vai passar, colocando no asfalto também um tapete de flores, tintas e serragem.

O cortejo processional da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo prolonga a Eucaristia. Logo depois da missa, a Hóstia nela consagrada é levada para fora do espaço celebrativo, a fim de que os fiéis dêem testemunho público de fé e veneração ao Santíssimo Sacramento.
A Igreja acredita que o Santíssimo Sacramento, ao passar no meio das cidades, promove expressões de amor e agradecimento por parte dos fiéis, sendo também para fonte de bênçãos.

NA PROCURA E NO ENCONTRO COM UM "AMIGO"
Nós estivemos nas Celebrações da Paróquia do Cacém, na cidade de Agualva-Cacém - Portugal.
O Reverendo Padre Rocha enquadrou nestas festas a Profissão de Fé de um grupo de jovens.
Esta renovação das promessas do Baptismo foi muito bem acolhida pelos fiéis, que encheram por completo a respectiva Igreja.
Como as celebrações exigiam,  foi organizada a Procissão pelas ruas da paróquia, com a hóstia consagrada no respectivo ostensório, a Custódia, conforme observamos nas fotos.

Para encerrar as cerimónias, as mães dos jovens que fizeram a sua Profissão de Fé reuniram-se junto do celebrante para encomendarem os seus filhos à Virgem Maria.




Depois, aproveitando o anfiteatro formado pela escadaria do templo, o grupo de jovens encomendados prepararam-se para a foto de família.

Assistimos a umas celebrações cheias de brilho.
A Paróquia do Cacém esteve muito bem com estas maravilhosas festas.
Os nossos sinceros parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.