domingo, junho 06, 2010

BEIJÓS > NA ROTA DO SAL - I

2009.AGO.15 - DOS NOSSOS PASSOS NA ROTA DO SAL

CARREGAL DO SAL
"Carrega" - Nome de uma planta poácea do Brasil.
"Carregal" - Lugar onde crescem as carregas.

Há quem defenda a teoria de que o nome de Carregal... advém da planta "Carrega", contudo, temos que aceitar a evolução popular dos nomes das coisas ou, neste caso, da Vila.
Se Carregal do Sal foi entreposto de carregamentos de sal, com os correspondentes armazéns, as salinas, cujo movimento era feito por "carregadores", teremos que aceitar esta origem.
O povo terá passado a designar por "Carregal" o lugar onde os carregadores tinham que carregar,  porquanto nunca se ouviu falar que em Carregal do Sal tivessem existido "Carregas".
Somos levados a concluir que aqui ter-se-á operado a substituição das consoantes na palavra "Carregar"
A consoante "r"contínua, vibrante, alveolar, sonora >>>> foi substituida pela consoante "l" > contínua, lateral, alveolar, sonora.  O som que uma ou outra consoantes formam são muito semelhantes > "ar" - "al" e daí a alteração de carregar >>> para carregal.
Enquanto "carregar" designa uma acção > "carregal" passou a designar o local onde essa acção se desenvolveu.

O SAL

Depois de deixarmos o nosso ponto de vista, quanto à origem da palavra "Carregal", cujo facto nunca será exagero continuar a debater, vamos prosseguir a falar do Sal, que ele, disso não temos dúvida, emprestou o segundo nome à Vila sede de concelho, em que nos situamos.
O sal é um mineral extraído em Portugal, a sua maior parte, da água do mar, podendo também ser obtido dos rios salgados secos. Em Rio Maior-Portugal, apesar de ficar a muitos quilómetros de distância da costa atlântica, há fortes nascentes de água salgada, da qual também se extrai sal por vaporização.
Além disso, o sal de mesa, sal de potássio e sal-gema são também explorados em minas subterrâneas. Por isso os grandes depósitos de sal são também um bom exemplo de como os depósitos de minerais podem fornecer informação acerca da história da Terra.

O Sal foi o ouro branco de outrora, cuja indústria dava pão a milhões de pessoas pelo Mundo, o qual também serviu de moeda de troca e até para pagamento dos ordenados, aos respectivos trabalhadores, pelo empregador, entregando uma quantidade de quilos de Sal como contrapartida dos serviços prestados. Daí a indicação actual dos "salários", ordenados pagos com o sal. 
Portugal foi desde sempre País produtor e exportador de Sal. De Norte a Sul a costa portuguesa ainda mantém as suas marinhas de sal.
A água do mar entra nelas naturalmente ou bombeada e ali fica retida durante o tempo necessário para se dar a evaporação com o calor e se formarem os respectivos cristais, os quais vão sendo recolhidos para armazéns e depois transportados para as mais diversas partes do país e até do Mundo.

NA ROTA DO SAL

Este nosso querido Amigo, ANTÓNIO SILVESTRE,  nascido em Cabanas de Viriato, em Agosto de 1917, por isso vai completar a bonita idade de 93 anos, passou  por muitas fases da vida que o marcaram deixando-lhe muitas experiências. Terá sido a vida a sua melhor escola. Contudo, não terá sido somente a vida a sua mestra, uma vez que,  pelo que apurámos,  é aficionado pela leitura. Apesar da sua idade, ainda é um devorador de livros.
Junto dele temos tido o privilégio de recolher maravilhosos ensinamentos. Tem sido um dos nossos melhores mestres.
O Sr. António fez-nos a descrição da rota do sal que era depositado nos armazéns de Carregal do Sal, ou que passava por esta Vila rumo a Espanha, transportado em carros de bois, cujas juntas se revezavam nos diversos entrepostos durante o percurso:
O sal vinha em barcos, como já referimos, de Aveiro e da Figueira da Foz.
Naquela época, no século XIX,  o Rio Mondego era navegável  até à localidade de Porto da Raiva,concelho de Penacova, Distrito de Coimbra - Portugal,  porto fluvial muito importante.
A partir do Porto da Raiva, o transporte era feito em carros de bois, como já descrevemos.
Dá-nos imenso prazer a pesquisa da origem das coisas.
Visitámos as marinhas e o Museu do Sal, na Figueira da Foz, na firme esperança de alguém ou o próprio local nos ajudarem no esclarecimento da rota do sal pela Vila sede do nosso concelho.
À conversa com as pessoas não obtivemos grandes esclarecimentos, uma vez que tinham apenas na lembrança de que o sal era transportado em vagões pelos Caminhos de Ferro (CP) e nós queríamos pesquisar o seu transporte antes do ferroviário.
Somos persistentes. Não nos cansaremos nesta tarefa. Temos esperança de que vamos lá chegar.
Todavia, como todos os museus são fontes de cultura, muito nos sensibilizou o trabalho exposto e os ensinamentos que colhemos no Museu do Sal da Figueira da Foz, que está na rota do Sal que passava pelo nosso concelho, os quais iremos desenvolver noutras mensagens.

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