quinta-feira, julho 15, 2010

BEIJÓS E A CULTURA - BELAS


2010.JUL.03 - FESTIVAL DE FOLCLORE DE BELAS

Todos aqueles que se dedicam à divulgação da cultura portuguesa sentem-se animados por estar a contribuir para levar cada vez mais longe a história das nossas Gentes.
Nós fazemos parte dessa grupo enorme que procura levar cada vez mais longe as vivências naturais dos nossos avós neste espaço que eles habitaram.
Quando se organiza um evento, em qualquer canto deste rectângulo que abre a porta da Europa a Ocidente, estamos a dar conta ao Mundo daquilo que fomos e daquilo que continuamos a ser e a transmitir aos mais jovens as nossas tradições.
Vemos que os intercâmbios do nosso folclore espalham as alegrias por um e por outro lado. Os nossos grupos folclóricos vão percorrendo o País de lés-a-lés, nas festas e romarias.
Temos consciência de que há muita força de vontade nestes grupos, para difundirem as suas mensagens onde quer que actuem.
Nos dias 2, 3 e 4 de Julho de 2010, o Grupo Folclórico de Belas, no concelho de Sintra - Portugal, comemorou o 37º aniversário da sua fundação.
Além dos grupos musicais, fizeram desfilar vários ranchos, conforme vemos neste programa.
Nós só pudemos estar no dia 03.JUL.2010. Gostámos imenso da actuação dos ranchos.
Vivemos momentos maravilhosos junto dos nossos amigos, aqui nesta nossa Terra adoptiva que nos acarinhou e onde nos sentimos em casa, com as nossas gentes, como se estivéssemos em família. Uma Vila muito pacata, cheia de história, na região Saloia.
As suas gentes sabem muito bem receber e esforçam-se por tornar grande o nome de Belas, no Mundo.
Nada melhor do que observar no local, aqui mesmo, o que são as Gentes de Belas. Nós temos o grato prazer de conviver diariamente com todos os habitantes, neste cantinho onde circulam, nesta época, os frescos ares da Serra de Sintra que amenizam os rigorosos calores que se têm feito sentir.
Assistimos, como já referimos, à actuação de quatro grupos folclóricos, designadamente:

Rancho Folclórico de São Félix da Marinha de Vila Nova de Gaia.


«« Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa - Arganil.








*************************************
«« Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo - Cela - Alcobaça



«« Grupo Folclórico de Belas - Sintra





Todos os grupos trouxeram um pouco das vivências das gentes e das tradições das suas regiões, quer a nível de trabalho, quer à forma como as pessoas se expressam nas comunicações verbais.
Tudo isso, de alguma forma, nos enriqueceu.
Registámos a maravilhosa actuação do Grupo Folclórico de Belas, que nos presenteou com a sua agilidade própria da juventude que o enquadra. Vejamos.
Os nossos parabéns ao Grupo Folclórico de Belas, pela forma como organizou este festival.











Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.