terça-feira, julho 13, 2010

BEIJÓS E A CULTURA - ÓBIDOS

2010.JUL.10 - MERCADO MEDIEVAL

Está a decorrer o Mercado Medieval em Óbidos.
Nós passamos por lá.
Este ano também está muito bem organizado.
Aos Sábados e Domingos está aberto entre as 12h00 e as 01h00 e as 24h00, respectivamente.
Muito queríamos estar no Torneio a Cavalo, mas não foi possível, porque iniciava às 21h00, o que achámos demasiado tarde para depois regressar a Lisboa.
De qualquer forma,  tudo aquilo que presenciámos nos agradou profundamente. Muitas Tascas, muita animação e muitas lojas com obras de arte e vestuário medieval.
Passámos ali um tarde muito animada.
Este Mercado vai encerrar no dia 18 de Julho de 2010. Ainda há muito tempo para poder ser visitado.
**************************************************************
ARTES E OFÍCIOS 

"No período conturbado do Rei D. Fernando e face à ameaça de pelejas com Castela trna-se necessário reforçar as estruturas defensivas do Reino.
Óbidos com importante posição estratégica beneficia do programa fernandino de cercas, torres e torreões. Para que tal seja possível, recorre à anúduva, permitindo que os habitantes dos Coutos de Alcobaça e Atouguia da Baleia sejam convocados para estes trabalhos. 


Partindo deste princípio, desenrola-se a acção com a Vila pejada de pessoas, operários (canteiros, carpinteiros e ferreiros), comerciantes e almocreves, taberneiros e estalajadeiros que aproveitam o movimento frenético dos trabalhos. 


Crescem panos de muralha, torres e torreões, acontecem os acidentes, animais que se revoltam e fogem à dureza do trabalho e os conflitos entre trabalhadores aumentam apesar do vinho ser cortado à terça. As cadeias estão cheias, mais de insurrectos do que de criminosos. São os roubos de pequenos animais, a lenha roubada nas matas da rainha e as consequentes perseguições dos Monteiros e Meirinhos. No paço real, o paceiro pugna pelo respeito e ameaça denunciar os prevaricadores ao Alcaide. 


Músicos, actores e saltimbancos divertem as massas, a euforia compensa o rigor dos dias e os toques dos sinos que norteiam os trabalhos durante o dia,  estão mudos durante a noite. A ordem é reposta com a chegada dos representantes da Casa da Rainha que vêm observar o andamento dos trabalhos e avaliar o andamento dos negócios. A partir daqui, sossega a arruaça e renasce o divertimento palaciano com trovadores de cantigas de amigo e bobos de elegantes movimentos." 


»» Esta é a Resenha de algumas coisas que hoje poderão surpreender-nos naquele mercado.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.