domingo, julho 11, 2010

BEIJÓS E AS FESTAS DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010 - PASSAGEM DO TESTEMUNHO

2010.JUN.24 - A VISITA AOS MORDOMOS NOMEADOS PARA AS FESTAS DE 2011







A Imagem de São João Baptista saiu às Ruas de Beijós, no dia da sua festa. Aqui já rumava ao Areal, depois de ter passado a Ponte do povo, prosseguindo na Procissão para visitar a maior parte dos Beijosenses, que ansiava a sua passagem, o mais próximo possível da porta da sua casa.
São momentos inesquecíveis que todos nós guardamos na memória a cada ano que passa, não fosse esta a maior festa religiosa da nossa Aldeia.








No final da Procissão, novamente no interior da Igreja Paroquial, este era o momento mais aguardado.
Os paroquianos demonstravam alguma ansiedade, para ouvirem nomear os Mordomos eleitos para a realização das festas no ano de 2011.
O Reverendo Padre Valmor passou a ler os nomes dos contemplados, assim:
ACÁCIO SILVA NASCIMENTO
LUÍS MANUEL PAIS CORTEZ
JOSÉ CARLOS CARDOSO COELHO
JOSÉ CARLOS PEREIRA
********************************************************
A PASSAGEM DO TESTEMUNHO
Nunca estivemos no último passo para o encerramento das festas de São João Baptista. Estamos convencidos de que a maior parte dos Beijosenses também nunca terão vivido este momento.
Talvez que muitos dos nossos conterrâneos alimentem a ideia de que esta parte não será assim tão relevante.
Este ano concluímos que a visita aos novos Mordomos será a mais importante de toda a festa.
Os nomeados, perante a surpresa, por vezes não aceitam o cargo ou revelam alguma expectativa, por causa dos trabalhos e preocupações que irão enfrentar.
Apesar de tudo, nesta passagem de testemunho vimos coisas maravilhosas.

Depois de um pequeno lanche, servido à Banda de Música e a todos os colaboradores, no Salão Paroquial, os Mordomos cessantes, acompanhados de alguns Beijosenses que se dispuseram a ir também saudar os nomeados e com a Banda Filarmónica foram ao encontro dos Novos Mordomos, nas casas destes.



O Nosso Amigo José Carlos Cardoso Coelho, o que mora mais próximo da Igreja Matriz, de onde partiu o cortejo, foi o primeiro a ser visitado.
Não se encontrava, mas apurámos que, muito embora tivesse sido dia de Santo em Beijós, como ele trabalha fora da nossa Aldeia, ainda não tinha chegado dos seus afazeres, cuja mensagem da sua nomeação, oportunamente, iria receber de outra forma.
O Cortejo rumou ao Outeiro do Moinho.


Aqui visitou o Nosso Amigo Acácio Silva Nascimento.
Encontrámos mesa posta, no logradouro da casa. O cortejo foi recebido maravilhosamente.
O Acácio e a esposa juntaram-se ao convívio que proporcionaram e confraternizaram com os amigos, naquele seu espaço.

Subindo ao Outeiro dos Castelos, o cortejo foi saudar o Nosso Amigo Luís Cortez.
Este nosso conterrâneo lá andava ocupado com alguns dos seus afazeres no campo, mas a Esposa, Sofia Cortez, fez as honras da casa.
Mesa posta ao ar livre, no ponto mais alto de Beijós, à sombra de um chorão, ela recebeu todos os amigos e com eles conviveu exclamando "-O Luis não está, mas a festa não vai parar...".
No Rego dos Frades - Pisão, encontrámos o Nosso Amigo José Carlos Pereira, com mesa posta à sombra das árvores.
Também era bem visível a sua e a alegria de toda a família, que receberam os amigos de braços abertos, promovendo um são convívio.

O NOSSO APREÇO E AGRADECIMENTO

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS envia a todos os Mordomos, aos que cessaram funções e aos recém-nomeados o seu gesto do mais vivo apreço, pelo trabalho realizado e pela forma como os Novos acarinharam a sua nomeação.
Para todos quantos se empenharam na realização de todos os festejos, sem esquecer um carinho muito especial para o Coro Paroquial e para o Reverendo Padre Valmor, vão os nossos sinceros Parabéns.
Em 2011 teremos mais São João.
Também agradecemos todo o carinho que os Mordomos dispensaram ao nosso enviado especial, porque deles em particular e dos Beijosenses em geral, dependeu todo o êxito das nossas mensagens.
Esperamos poder continuar a contar com todos os Beijosenses, como fazemos questão de que contem connosco. Pois isso muito nos anima!
Obrigado!
Vejamos aqui o último filme:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.