sexta-feira, julho 09, 2010

BEIJÓS E A FESTA RELIGIOSA EM LOUVOR DE SÃO JOÃO BAPTISTA 2010

««« Igreja da Paróquia de São João Baptista de Beijós

2010.JUN.24 - DIA DO NASCIMENTO DO PADROEIRO DA NOSSA ALDEIA


A festa de São João Baptista é uma excepção à regra. Enquanto para outros Santos se festeja o aniversário da sua morte, a sua passagem para a vida eterna, para este Padroeiro de Beijós comemora-se o dia do seu Nascimento.
Há mais de dois mil anos, na cidade de Hebron, nas montanhas da Judeia, a cerca de oito milhas de Jerusalém, viveu um casal, Zacarias e Isabel. Já tinham idade avançada e Isabel era estéril. Todavia, quando Zacarias incensava o altar, no desempenho do seu ministério, à direita do altar dos perfumes, apareceu-lhe o Anjo Gabriel a anunciar-lhe que Deus tinha ouvido as suas preces e que, perante isso, iria ser pai. Isabel iria dar-lhe um filho, a quem iria por o nome de João.
Perante a dúvida levantada à mensagem que recebera, o Anjo anunciou a Zacarias que como sinal iria ficar mudo até que tudo se cumprisse. Zacarias ficou mudo logo naquele instante, impedido assim de falar ao seu povo que o aguardava no adro do templo, a quem passou a dirigir-se somente em linguagem gestual. A sua língua soltou-se decorrido algum tempo, logo que ele escreveu numa tabuinha o nome de João, para o seu filho, recomeçando a falar.
Porquê o nome de João?
João > significa: "Deus é Propício".
"... Pois ele será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio de Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente, diante do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições". (Luc. 1- 15 a 17).
*******************************************************************
A FESTA RELIGIOSA

Às 14;30h, iniciou-se a Celebração Eucarísticas, presidida pelo Reverendo Padre Valmor.
O Coro Paroquial abrilhantou as celebrações com os cânticos correspondentes à festa.
A Igreja, como vem sendo hábito todos os anos, estava cheia de fiéis e de devotos de S. João Baptista.
No final da Missa, seguiu-se a Procissão pelas Ruas da Aldeia, ao som da Banda Filarmónica de Moimenta da Serra.
As Ruas de Beijós estavam maravilhosamente ornamentadas, cujos arranjos foram reforçados num ou noutro ponto, onde os respectivos moradores também quiseram revelar um pouco do seu brio.


Das janelas, pendiam colchas e eram lançadas flores à passagem das imagens dos Santos, como sinal de respeito e de carinho por Eles terem saído à rua ao encontro das populações. São tradições que se mantêm e que enchem de orgulho os Beijosenses.



O percurso da procissão é bastante longo. Saiu da Igreja às 15;20h e regressou às 16;40h. Como é tradição, percorreu o Lugar de Além, o Areal, o Cerradinho, o Outeiro, e o Vale da Loba.

Muito embora estes nossos conterrâneos tenham os seus empregos, com todo o brio, ainda que com mais algum sacrifício e até com algum prejuízo para os seus afazeres diários, abraçaram mais esta tarefa, satisfazendo a vontade de todos os Beijosenses que neles confiaram.
Conseguiram uma festa maravilhosa.

Em Beijós viveram-se dois dias de euforia e de singular alegria.

BEIJÓS*CINCO ALDEIAS não pode deixar de lhe endereçar os mais sinceros parabéns, com votos de que tenham passado bem o testemunho, para que, em 2011.JUN.23/24, possamos ver reunidos o maior número de conterrâneos nossos espalhados pelo Mundo.
Vejamos aqui mais algumas imagens da festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.