segunda-feira, outubro 25, 2010

DE BEIJÓS > À VILA DA LUZ - LAGOS > Portugal

2010OUT18-21 - ESTIVEMOS NA VILA DA LUZ
Lançados no tempo e no espaço, enquanto Deus nos permitir percorrer os promontórios desta Vida, vamos abraçando tudo aquilo que Ele nos vai mostrando.
Das Suas dádivas, as alegrias conseguem dar-nos alentos para ultrapassar as tristezas, quando nos sentimos como barco à deriva sobre as águas. Porque confiamos, nunca estamos sós!O Senhor sempre está no lugar onde quer que a Ele elevemos o pensamento.
Pisando aquelas vermelhas terras, na ânsia de buscarmos novos horizontes e registarmos as alterações que o homem e o tempo ali vão operando, em 2010OUT15, fomos surpreendidos com a triste mensagem da partida da querida e saudosa Amiga Adelaide.
Além da amizade e dos laços que outrora nos uniram, somos sensíveis ao vazio que, inesperadamente, se nos depara, quando perdemos a presença física de alguém que connosco privou e nos presenteou com todas as suas singulares alegrias.
Fizemos o que pudemos.
Com alguns dos seus familiares vivenciámos as tristezas que a todos assombraram.
Os momentos dolorosos que, nesta vida, a uns e a outros perturbam, não haverá palavras que os ultrapassem, mas, nuns instantes, sempre amenizam.
Vivemos as tristezas das pessoas que privaram de perto com a Adelaide, principalmente nas celebrações religiosas do Santuário da Luz.
Ouvimos enaltecer a sua postura, como pessoa bondosa e muito prestável naquela Vila.A sua dedicação às práticas religiosas era quase total.

Foi nestas nossas deslocações que, no final de Missa de 7.º Dia do seu falecimento, em 212100OUT2010, fomos acolhidos com carinho pelo Reverendo Padre José Manuel, da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, ao notar que eramos estranhos naquela Vila.De mão estendida na nossa direcção, observou:
"- O Senhor não é daqui?... eu ouvi a sua voz a cantar durante a Missa!"
"- Sou de Beijós!"... respondi.
" - É de Beijós!" ... esta exclamação, sendo pronunciada em viva voz, foi ouvida por todos os presentes, que tomaram conhecimento de que havia estranhos naquelas celebrações religiosas.
Apesar do luto e das tristezas que nos sobrecarregavam e, os semblantes de todos, a palavra "BEIJÓS", nosso orgulho, fez estremecer e encheu de orgulho o nosso coração.
Depois, o reverendo Padre J. Manuel confidenciou-nos a alegria que notou no Reverendo Padre Arnaldo ao referir-se a Beijós e às suas Gentes, aquando do funeral desta Beijosense, em 2010OUT19, em Lageosa do Dão, Diocese de Viseu - Portugal.
Realmente, também nós já tivemos o grato prazer de observar o quanto o Padre Arnaldo gosta da Paróquia de Beijós e das suas gentes, quando tomámos lugar nas suas celebrações.
Jamais esperávamos ter tão célebre mensageiro a falar de Beijós a 600 Km. Por isso estamos imensamente gratos.
Gostaríamos de ter privado com a Adelaide, enquanto ela percorria as ruas da sua Vila, partilhando também connosco, ali, as suas alegrias.
Não tivemos esse privilégio.
Por isso, resignados com a sua partida, resta-nos a firme convicção de que Deus lhe reservará um lugar na Sua Infinita Luz.
Que a sua Alma repouse na presença de Deus.
Enviamos os nossos Sentidos Pêsames a toda a família enlutada.

2 comentários:

  1. Fiquei emocionado com o seu relato. Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Em nome de toda a familia residente em Lagos, quero agradecer a sua presença,as palavras reconfortantes que nos trouxe, neste momento especialmente dificil.O tempo que disponibilizou para estar na nossa companhia,deixando para segundo plano as suas férias .
    O nosso muito obrigado

    ResponderEliminar

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.