sexta-feira, dezembro 17, 2010

24 - O HOMEM E A EVOLUÇÃO DAS RECEPÇÕES NA SOCIEDADE - II

CONVITES PARA UM JANTAR DE GALA
Os convites para um jantar de gala são sempre gravados num papel ou num bristol branco de qualidade.
O R.S.F.F. exige uma resposta afirmativa dentro do mais curto prazo.
No jantar de gala, o serviço é feito exclusivamente por homens, geralmente denominados escudeiros ou criados de libré. Se fugirmos a esta regra, já não teremos um jantar de gala.
O JANTAR PASSO A PASSO
Um maître d'hôtel deve orientar o pessoal e o serviço.
Esse pessoal deve estar habilitado para o serviço de domicílio, e não para o serviço de restaurante.
Agências especializadas ocupam-se do recrutamento suplementar destes criados.
É necessário um chefe de cozinha, ou, pelo menos, uma cozinheira competente, que saiba realizar na perfeição todos os pratos de uma ementa requintada.
Nada deverá falhar e não há lugar, neste género de recepção, para qualquer tipo de improvisação.
a) - Supervisão
Alguns minutos antes da hora indicada para o jantar - oito horas ou oito e meia da noite - a senhora que recebe deverá verificar com o maître se tudo está em ordem e fazer as suas últimas recomendações.
b) - Atavio do pessoal
 O maître passa revista ao aspecto dos criados - cabelo, calçado, unhas... etc.
Outrora, os criados usavam luvas brancas para o serviço. Isto ainda se pratica em certos países da Europa, mas tende a desaparecer.
c) - Chegada dos convidados
À sua chegada, os convidados são recebidos por um criado que ajuda o homem a despir o sobretudo.
O dono da casa, ou um dos seus familiares, tomará a seu cargo esta tarefa numa recepção de menor importância. A dona da casa nunca o deverá fazer.
Se entra um casal, é ao companheiro da mulher e nunca ao pessoal da casa, que compete ajudá-la.
d) - Distribuição de lugares
Se se trata de uma grande recepção, a lista com a distribuição dos lugares à mesa é geralmente colocada no vestiário, de modo que cada homem conheça a sua vizinha.
Depois de ter tirado o sobretudo, o homem pega no pequeno sobrescrito que tem o seu nome e contém um cartão onde está escrito o nome da sua companheira de mesa; esse sobrescrito estava numa bandeja de prata colocada para esse fim sobre uma pequena mesa. Se ele não conhece a sua companheira, providenciar-se-á para que esta lhe seja apresentada antes de se anunciar o jantar.
Numa tal recepção, as apresentações devem ser feitas oficialmente, isto é, as pessoas não se apresentam a si próprias, embora isso seja admisível noutras circunstâncias.
Com o fim de ajudar cada convidado a encontrar o seu lugar, há pequenos cartões com o nome de cada um, que são colocados em cada lugar. Esses cartões, geralmente brancos com uma risca dourada e biselados, não deverão ter qualquer ornamento, excepto se se tratar de uma família que usa brasão. Nesse caso, ele é gravado a ouro, sem devisa.
O nome do convidado não traz o seu nome próprio.
Nos jantares oficiais há um protocolo a seguir e são os especialistas que têm a responsabilidade da distribuição dos lugares.
e) - Aperitivos
Decorre geralmente meia a uma hora até o jantar ser anunciado, enquanto são servidos os aperitivos.
f) Anúncio e cortejo para o jantar
Logo que a refeição é anunciada, a dona da casa dá sinal para se passar à mesa.
É o dono da casa que conduz os convidados para a sala de jantar, dando o braço à convidada de honra.
Seguem-no os outros convidados, formando casais, seguindo a lista, e a dona da casa fecha o cortejo pelo braço do convidado de honra.
g) - Postura dos convidados
Os convidados mantêm-se de pé atrás das suas cadeiras e, quando a dona da casa dá sinal para se sentarem, cada homem ajuda a sua companheira a tomar o seu lugar, antes de ele próprio se sentar.
h) - Lugares de presidência
A distribuição dos lugares de presidência à mesa são os mesmos para um jantar de gala ou para uma recepção de menos importância.
O dono e a dona da casa colocam-se nos extremos da mesa, ficando a mulher de preferência perto da porta de onde os pratos são trazidos.
À direita do dono da casa sentar-se-á a convidada de honra. Esta poderá ser a senhora mais idosa, uma recém-noiva, uma artista, uma senhora que festeja os cinquenta anos de qualquer acontecimento ou uma convidada que não é frequentadora habitual da casa.
O convidado de honra é colocado à direita da dona da casa.
Os convivas são colocados em seguida por forma que a mesa seja interessante, sem monotomias.
Variar as idades e as profissões tanto quanto possível.
Separar esposos, irmãos, irmãs e dois conversadores brilhantes.
Uma dona de casa prudente colocará à direita do dono da casa uma mulher cuja conversa interessante alegrará a extremidade da mesa, sobretudo se o homem for um pouco tímido. Ela manifestará igualmente os seus talentos diplomáticos se colocar à sua direita um convidado que tenha pouco jeito para conversar.
Por vezes, quando a mesa do banquete é muito longa,  os donos da casa ficam colocados em frente um do outro, mas a meio da mesa, e a disposição dos convidados mantém-se a mesma que foi acima referida.
i) - Ementas de grandes jantares
As ementas de grandes jantares de gala são impressas, por vezes gravadas em cursivo. Uma casa com brasão colocá-lo-á na parte superior da ementa. Coloca-se uma ementa na frente da cada conviva, mas também pode acontecer que só se coloque uma para cada três convidados. Os donos da casa têm sempre uma para cada um.
j) - Toalha e guardanapos para jantar de gala
A toalha branca adamascada é de rigor para um grande jantar de gala. Esta deve ser maior que a mesa cerca de trinta centímetros pelo menos, mas não mais de quarenta e cinco.
Os guardanapos formam conjunto com a toalha.
Alguns novos tons pastel discretos e lisos, podem ser aceites, excepto para os jantares. Os adamascados em dois tons diferentes deverão ser claro e mais escuro, ou com dois tons diferentes deverão ser evitados.
A requintada simplicidade e a arte do tecido branco adamascado são sempre o mais belo pano de fundo para a fina porcelana, o cristal luxuoso e a baixela de prata maciça.
A toalha deve ser colocada sobre uma baetilha, ou pano de mesa silencioso, ou sobre uma protecção de amianto forrado. A dobra do centro deve ser rectilínea e estar esticada e as pontas escrupulosamente iguais, assim como os lados. Ela deve estar imaculada e deverá servir uma única vez, sendo imediatamente enviada à lavandaria.

(...//...)

(By  MFJ / Willoughby)

l) - A loiça num jantar de gala...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.