Muitas pessoas consideram as nozes indigestas e muitas há que dizem não se sentirem bem com elas. Todavia, elas são extremamente benéficas.
No regime vegetariano as nozes têm importância extraordinária, pois, além de serem ricas em alguns minerais, são-no ainda em proteínas essenciais, o que as torna excelente substituto da carne.
Caracterizam-nas ainda a sua riqueza em gorduras insaturadas, tão benéficas principalmente para as pessoas da meia idade em diante.
(CS42)
A carne, por vezes, prejudica!
ResponderEliminarAfinal há boas maneiras de recompensar o organismo com outras coisas, que a podem substituir perfeitamente. :)
As nozes são produzidas pela "Juglans regia" (nogueira).
ResponderEliminarO valor nutritivo completo supera o da carne de vaca com muita vantagem.
ResponderEliminar100 Kg de nozes contêm 50 Kg de óleo de noz e 100g de óleo de noz contém 50g de gorduras.
Além do valor nutritivo, o rico conteúdo em cálcio, fósforo e vitamina B naturais provam a conveniência da noz como alimento ideal para o sistema nervoso.
As antigas teorias científicas do simbolismo viam na parecença externa da noz como que um cérebro humano e, por isso, um indício da sua importância para a cura do cérebro.
Os doentes dos rins podem consumir nozes, dada a sua pobreza em sal.
Para os DIABÉTICOS, a noz desempenha um papel análogo ao dos outros frutos da sua espécie. Deve figurar na ementa diária, que ficará assim enriquecida sob muitos aspectos.
Os obesos devem evitar comer nozes, por causa do seu elevado valor calórico.
Para os mal alimentados e para os convalescentes é de recomendar em quantidades prudentes para enriquecer a alimentação.