sábado, maio 15, 2010

20 - À PROCURA DE EMPREGO






« (Imagem da Net)




VAMOS RECORDAR ALGUNS PASSOS IMPORTANTES
"Encontrar um emprego, quer se trate do primeiro quer de uma mudança, é uma experiência difícil e frequentemente traumatizante.
Há que recordar que as boas maneiras aplicadas à vida profissional não diferem das boas maneiras da vida privada ou social. Todas as regras de que falámos anteriormente são simplesmente a melhor maneira de facilitar as relações humanas, mas são igualmente a melhor forma de conseguir obter sucesso.
As empresas publicam geralmente ofertas de emprego nas colunas dos jornais, referindo um número de telefone a contactar para marcar uma entrevista, ou pedindo resposta por escrito que inclua o curriculum vitae (habilitações, experiência anterior, línguas faladas ou escritas, etc.)
É muito importante a preparação cuidadosa de um pedido de emprego ou a redacção de um curriculum vitae. Referiremos numa outra oportunidade o cabeçalho e as fórmulas de delicadeza que devem ser utilizadas. Se se trata de um apartado ou de um anúncio indicado por número, escolheremos fórmulas menos pessoais.
Utiliza-se papel de carta de cor branca ou neutra, de formato comercial de preferência. Em cima, à esquerda, escrevemos o nosso nome e à direita, à mesma altura, o nosso número de telefone. Mais abaixo, à direita, indicaremos o nome da rua e o número, por baixo o local (cidade, condado, província) e, sempre por baixo, a data, mês, ano.
À esquerda, sob o nome, escrevemos o endereço da casa destinatária ou o número de código do anúncio.
Os parágrafos da carta devem ser claramente repartidos e a letra não deve ser descuidada. Deverá recomeçar, corrigir a letra tantas vezes quantas as necessárias, à mão ou à máquina, por forma que não fique imperfeita.
No decurso dos nossos inquéritos, os directores de pessoal disseram-nos que tinham muito boa impressão de um pedido de emprego ou de um curriculum vitae escritos à mão, desde que esses documentos estivessem limpos, legíveis e bem ordenados.
Essa carta deve indicar resumidamente as escolas que o pretendente frequentou, os empregos que teve, os conhecimentos específicos e as capacidades pessoais, seguindo-se-lhes a indicação das referências e as condições de contrato no caso de terem sido especialmente pedidas.
Recordamos que existem agências de emprego que oferecem também os seus serviços com vista à preparação de um curriculum vitae e se encarregam de obter os documentos necessários.
O convite para o interessado se apresentar pessoalmente a uma entrevista obriga a que esta seja preparada com cuidado.
Ninguém se opõe abertamente, hoje em dia, a que as pessoas andem vestidas com jeans, mas a maioria dos directores de pessoal estão de acordo em dizer que a pontualidade na apresentação à entrevista e uma aparência física cuidada causam sempre uma primeira impressão favorável.
Cabelo bem penteado, mãos e unhas limpas, um mínimo de maquilhagem, roupa bem passada a ferro, uma atenção especial aos cuidados com a higiene pessoal , ajudarão a criar um clima de simpatia desde o início da entrevista. Se houver um formulário a preencher, é necessário fazê-lo atentamente, com letra de imprensa e seguindo bem as instruções. Não é por fantasia que se pede, por exemplo, que se comece por escrever o apelido, mas sim para facilitar o trabalho de classificação a executar posteriormente
Os jovens que procuram emprego para as férias devem responder francamente às perguntas que são feitas no formulário, sobretudo às que dizem respeito à data precisa em que poderão entrar em funções e ao número de semanas disponíveis para o seu emprego de Verão.
Este primeiro emprego é de grande importância para os estudantes, que assim o poderiam ver renovado todos os anos no Verão, enquanto durassem os seus estudos, durante as férias da Páscoa ou ainda, a tempo parcial, durante o ano lectivo.
Trata-se frequentemente de uma experiência que pode abrir-lhes caminho para uma carreira, uma vez que a companhia ou a empresa que os contrate poderá formar uma opinião sobre a sua competência e a qualidade de serviços prestados."
(By MFJ)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários enriquecem a nossa prestação. Seja bem vindo. Obrigado pela sua colaboração.