Na rota das Localidades Históricas portuguesas, era forçoso passar por Belmonte.
Algumas coisas vimos de novo.
O seu castelo teve algumas melhorias e ganhou um anfiteatro para divulgação da cultura.
A entrada Nascente da Vila também foi requalificada e muito mais embelezada.
A Vila ganhou o Museu dos Descobrimentos, na casa Cabral, o qual estamos ansiosos para visitar, para enriquecermos os nossos conhecimentos sobre o período áureo de Portugal no Mundo e sobre Pedro Álvares Cabral, obreiro da descoberta do Brasil, em 1500, que tem motivado, através dos tempos, a escrita de páginas gloriosas na História de Portugal.

Há sempre qualquer coisa que nos desperta a curiosidade. Esta Vila, segundo consta, possui a maior comunidade Judaica, em Portugal. Gostaríamos de visitar a SINAGOGA, como visitamos um Templo Católico, mas não nos foi permitido, por não estarmos incluídos no seu grupo de fiéis.
Ficámos à porta, momentaneamente, para observarmos o movimento dos fiéis do Judaísmo. Era chegada a hora de início das suas práticas religiosas e constatámos que a rua, inesperadamente, encheu-se de gente, homens e senhoras, em direcção à Sinagoga. Fomos saudados por eles com um vocábulo estranho, que, segundo apurámos, equivale ao "Boa Tarde" em português.
Curiosamente, encontrámos este singular monumento ao Emigrante, que em nosso entender está muito bem pensado, muito bem concebido, como podemos avaliar pela foto.
*****************************************
SUGESTÃO PARA CONSTRUIR EM BEIJÓS UM MONUMENTO AOS EMIGRANTES E IMIGRANTES
Pouco depois de em Beijós ter sido inaugurado o monumento aos Ex-Combatentes do ex-ultramar português, abordámos o Senhor Presidente da Junta, o Nosso Amigo Agostinho Nascimento, também ele ex-emigrante, a quem observamos sobre a criação de um monumento ao Emigrante, porque da freguesia de Beijós, como de outras localidades portuguesas, a partir da década de sessenta, do Século passado, muita gente se deslocou para os países do centro da Europa.
Entendemos que também se justificará um monumento aos Emigrantes e Imigrantes Beijosenses.
Será um bom motivo para realçar o seu papel no progresso de Beijós e de Portugal.
Na altura que travámos algum diálogo com o nosso Querido Amigo Nascimento, ousámos dar a nossa opinião sobre o local onde poderia ser instalado, para que não ficasse tão próximo do dos ex-combatentes.
Estamos convictos de que, numa primeira oportunidade iremos ver os ex e os actuais Emigrantes e Imigrantes Beijosenses unidos neste empreendimento.
Caros amigos de Beijós:
ResponderEliminarUma excelente sugestão! Trata-se de uma das Aldeias Históricas de Portugal.
Nunca é demais voltar a visitar.
Olá Susana
ResponderEliminarObrigado pelo comentário e pelo incentivo que procura levar aos Beijosenses, para que visitem Belmonte.